Organização
Neste post teremos como objetivo principal apresentar ao nosso leitor o conceito de limpeza de dados, como realizar este processo e para que serve a preparação dos dados para análise.
Além disso, iremos diferenciar os conceitos entre dados limpos e comprometidos. Explicaremos também como a empresa deverá executar a tarefa de forma simples e segura.
Gostou do que leu até agora? Vamos juntos até o final e se surpreenda!
O que é limpeza de dados?
Sabemos que a coleta de dados é parte primordial para que a empresa tenha insights e tome decisões assertivas, diante de evidências. Porém, isto não é tudo! É também muito importante para a garantia do sucesso estratégico do negócio a limpeza de dados.
Ou seja, este processo faz parte do auxílio na preparação das informações que serão analisadas pelas equipes. Desta forma, esta análise executará algumas tarefas essenciais, como: remoção ou modificação de dados incorretos, incompletos ou irrelevantes para o momento da empresa.
Como esses dados não serão úteis para os gestores, precisam ser removidos para não fornecer resultados imprecisos, sem alinhamento com o objetivo do negócio empresarial.
Para que serve o processo de preparação de dados para análise?
Já percebemos que a coleta de dados é muito importante para o impulsionamento que gera nas estratégias das empresas, além disto, as mesmas coletam com muita frequência dados de forma exagerada, trazendo informações que não serão utilizadas.
O uso desta ferramenta de limpeza de dados trará para o processo de análise as atividades mais eficientes, com uma maior extração de informações rápidas e que façam sentido para os objetivos a serem alcançados.
Ainda assim, a preparação dos dados analisados terá menores erros, os clientes ficarão mais satisfeitos e os colaboradores incentivados pelo trabalho eficiente, sem repetições desnecessárias.
Qual é a diferença entre dados limpos e dados comprometidos?
Os dados limpos já nos mostram que são os dados sem erros, mas os dados comprometidos apresentam diversos problemas, ou seja, esses últimos contêm informações incorretas, duplicidades e omissão de detalhes importantes.
Por este motivo, a limpeza de dados deverá ser uma tarefa habitual, sendo executada com constância pelas empresas, pois este processo executará uma continuidade na eliminação de erros e de falhas que possam ocorrer.
Ou seja, são mantidos apenas os dados ativos e corretos, os quais serão atualizados constantemente e terão melhor pertinência para a garantia de sua utilidade.
Como realizar a limpeza de dados na sua empresa?
Diante de tudo que foi exposto até este momento, neste post vimos que a limpeza de dados permite o entendimento perfeito que os dados adequados são compatíveis com os objetivos essenciais a serem alcançados pelas empresas de variados ramos.
Portanto, daremos algumas dicas que possam auxiliar aos gestores em como iniciar a realização desta tarefa tão importante. São elas:
- elimine todas as respostas em branco;
- auxilie no equiparidade dos critérios;
- descarte todas as repostas que estão fora do objetivo;
- não faça colunas de dados desnecessários;
- reduza os dados que dificultam o processo de generalização.
Fez sentido para você o contexto deste post? Clica aqui e assine a nossa newsletter para saber muito mais.