Voltar para o blog

Temporalidade documental: qual a sua importância?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 27/02/2023
Temporalidade documental: qual a sua importância?

Organização

A Temporalidade documental é um instrumento que determina destinação, prazo de transferência, mudança de suporte, eliminação e recolhimento dos documentos de uma determinada empresa.

É indispensável que as corporações que desejam aderir ao armazenamento de documentos digitalizados tenham uma TTD (Tabela de Temporalidade Documental). Ela ajuda a ter informações precisas sobre o tempo de guarda de cada documento. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Quais são os tipos de temporalidade?

O tempo em que os documentos permanecem em cada estágio na empresa depende do tipo de temporalidade de cada um. Portanto, é necessário conhecer quais são esses tipos para que possam ser bem administrados.

Correntes

A temporalidade corrente é aquela que informa que o documento ainda se encontra no prazo de vigência. Sinaliza que os registros ainda são usados nas atividades do dia a dia.

Intermediários

Essa temporalidade é um tempo em transição. Nela o período de validade do documento já expirou, porém, ele deve permanecer arquivado por medida de segurança da área administrativa.

Permanentes

Quando o documento chega nesse tipo de temporalidade, é porque o prazo de validade foi encerrado, então, o documento pode ser descartado. Porém, remotamente pode ser buscado para alguma consulta, principalmente como serventia para dados, informações histórico-cultural etc.

Qual a sua importância?

A Tabela de Temporalidade de Documento é um registro indispensável para fazer o acompanhamento e controle dos documentos arquivados, sobretudo nas instituições que já aderiram ou estão pensando em ter na empresa o formato de documentação digitalizada.

Para que a TTD serve?

A Tabela de Temporalidade Documental serve para que os profissionais consultem os prazos de conservação de todos os documentos que estão no arquivo. Ao obter essa informação, os funcionários podem limitar o tempo de armazenagem por tipo documental. Isso ajuda a manter o controle do volume do arquivo.

O que compõe a Tabela de Temporalidade Documental?

A criação da TTD é feita conforme o fluxo de atividades do negócio e deve ser atualizada com bastante frequência. O preenchimento acontece de acordo com as informações que cada setor oferece. Esse documento deve apresentar algumas colunas essenciais, como:

  • item documental: informa o tipo de documento analisado, como folha de pagamento, ficha de funcionário, documentos orçamentários etc.
  • ciclo de vida: demonstra o tempo que o documento deve ficar armazenado e divide-se em idades corrente, intermediária e permanente;
  • tempo de guarda: é o tempo de guarda obrigatório imposto por lei, mas que pode ser alterado;
  • frequência de uso: informa a quantidade de vezes que o documento foi consultado durante as atividades diárias e se divide por intensidade em alta, média e baixa;
  • destino final: especifica para qual lugar o documento deve seguir assim que termina o seu ciclo de vida. Podem ser encaminhados para: descarte (eliminação), arquivo inativo, armazenamento em microfilme ou digitalização.

Como vimos, a TTD é essencial para fazer uma boa administração burocrática na empresa. Ela deve ser usada todas as vezes que o profissional precisar direcionar algum documento para qualquer ação que o mova. Atender aos prazos citados na tabela ajuda a ter um correto gerenciamento documental.

Gostou de conhecer a TTD? Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Lei da digitalização de documentos: conheça as diretrizes.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo ʺLevantamento da eBox Digital

eBox na Mídia

Artigo ʺLevantamento da eBox Digital" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer

Gestão

Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer
Leia mais