Voltar para o blog

5 benefícios das fontes de energia sustentável para a empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 02/01/2023
5 benefícios das fontes de energia sustentável para a empresa

Tendências

O objetivo deste artigo é explicar o que são e quais as fontes de energia sustentável para as empresas, apresentando os seus benefícios. Em princípio, sempre vale ressaltar que a energia sustentável será obtida de recursos naturais inesgotáveis, ou seja, esse tipo de energia utilizada atende às necessidades atuais, sem o comprometimento da capacidade das gerações futuras também satisfazerem as suas próprias necessidades.

Lembramos ainda que, o tema energia sustentável não é novidade, havendo assim uma preocupação que aumenta a cada dia, para que os recursos fornecedores das fontes de energia sustentável não se esgotem precocemente, de forma que os países filiados a Organização da Nações Unidas se comprometam com as metas instauradas para assegurar o acesso universal da energia sustentável. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a temática.

O que são as fontes de energia sustentáveis?

Nossas fontes de energia podem ser geradas de diversas formas, porém, as fontes de energia sustentável pertencem ao grupo que são consideradas fontes renováveis e inesgotáveis, isto é, a quantidade de energia poderá ser renovada de forma constante quando são usadas, sendo consideradas fontes de energia limpa porque não emitem gases de efeito estufa, ao contrário das fontes fósseis, conseguindo uma boa inserção nos mercados nacional e mundial.

Quais são os principais tipos de energia sustentável?

Diante dos mais variados tipos de fontes de energia sustentável, podemos citar os principais, que são:

  • solar (energia do sol);
  • eólica (energia do vento);
  • geométrica (energia do interior da Terra);
  • hídrica (energia da água dos rios);
  • oceânica (energia das marés e das ondas);
  • biomassa (energia da matéria orgânica).

Ainda assim, algumas dessas fontes podem apresentar variação em sua geração de energia elétrica, ao longo do dia ou do ano, como também podem ocorrer estiagens por conta de secas, fazendo com que as mesmas sofram alterações na sua produção.

Quais são os benefícios que as fontes de energia sustentável proporcionam para as empresas?

Diante do que podemos perceber até este momento do texto, vimos que os benefícios da energia sustentável podem trazer muitas vantagens para todos os envolvidos, tanto econômicas quanto ambientais. Principalmente para o meio ambiente que, tem como principal objetivo reduzir a geração de poluentes para a natureza.

Listamos abaixo cinco benefícios que as fontes limpas trazem para o mercado empresarial quando bem empregadas, que são:

  • redução de custos;
  • preservação do meio ambiente;
  • pouca geração de resíduos;
  • incentivos governamentais;
  • segurança na distribuição de eletricidade.

Como implementar a energia sustentável na empresa e quais cuidados devem ser tomados?

A princípio, o investimento inicial para a implementação da energia sustentável na sua empresa são altos e volumosos, pois podem envolver também alguns riscos, como a dependência de fatores climáticos e geográficos. Porém, caso a sua empresa esteja sendo bem assessorada por um especialista no ramo, conseguirá garantir a execução de procedimentos seguros e eficientes, de acordo com a legislação e ainda, ter uma redução de 35% na conta de energia elétrica.

Vimos neste artigo que a importância da energia sustentável é fundamental para satisfazer as necessidades atuais, até que cheguem nas gerações futuras sem comprometer as fontes renováveis, de forma que se tornem escassas. As empresas que investem na conscientização do uso de energia limpa, contribui para o meio ambiente e ainda fica na frente da concorrência, pois terá uma melhor reputação mediante aos seus clientes.

Caso você tenha gostado do tema abordado e quer saber mais sobre o que falamos em outros assuntos do seu interesse, nos siga nas redes sociais.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais