Assinatura eletrônica para empresas: veja 3 tecnologias envolvidas
Transformação Digital
Com o passar do tempo e com os avanços da tecnologia, a assinatura eletrônica para empresas se tornou um elemento crucial para alavancar o sucesso dos negócios. Isso porque o cenário corporativo atual exige muito mais agilidade na tomada de decisões e entrega de documentos com assinaturas que tenham validade jurídica.
Diferentemente da assinatura manuscrita, as assinaturas digitais e as eletrônicas possibilitam flexibilidade e produtividade para todos os que estão de alguma maneira envolvidos no processo.
Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida com relação à assinatura eletrônica, continue a leitura e tenha acesso a várias peculiaridades do tema!
Saiba como funciona a assinatura eletrônica no contexto empresarial
A assinatura eletrônica, como o próprio nome já diz, funciona por meio de recursos que fazem a identificação das pessoas que vão assinar documentos digitais. O processo é registrado de maneira remota e é evitado o uso do papel impresso.
Não existe a necessidade de encontros presenciais para a troca de assinaturas. Existem três tipos de assinatura eletrônica, são eles:
- simples;
- avançada;
- qualificada.
Além disso, alguns detalhes do processo podem variar de acordo com a solução de autenticação usada. As possibilidades existentes estão descritas abaixo:
- assinatura digital com o uso de um Certificado Digital;
- assinatura digitalizada que é usada no recebimento de mercadorias;
- assinatura por IP;
- token;
- biometria digital;
- reconhecimento facial;
- por PIX;
- chancela por login e senha;
- geolocalização;
- uso de Single sign-on.
Uma pessoa conseguirá assinar eletronicamente tendo em seu computador o certificado instalado ou realizando qualquer um dos cadastros indicados acima.
Confira as vantagens de usar assinatura eletrônica nas rotinas
De maneira geral, a assinatura eletrônica diminui a burocracia de processos internos e extingue tarefas que desperdiçam o tempo dos funcionários e dos gestores quando vão aos cartórios reconhecer as assinaturas.
Isso vale para empresas de todos os tamanhos e de todos os ramos. Entre os demais benefícios podemos citar:
- reduz o consumo, o gasto com as impressões e com o papel;
- melhora a organização da administração da empresa;
- favorece a centralização dos dados;
- oferece agilidade e eficiência aos processos;
- aumenta a segurança jurídica;
- assegura maior mobilidade;
- favorece a adaptação de inovações.
Entenda os tipos de tecnologias envolvidas na assinatura eletrônica para empresas
Na prática, toda e qualquer assinatura eletrônica pode ser realizada por meio de diferentes tecnologias. Veja a seguir quais são elas!
1. Senhas
A senha é criada e somente quem tem acesso a ela consegue assinar um documento com o nome da respectiva pessoa. Ela é fornecida juntamente do certificado digital.
2. Biometria
A assinatura eletrônica pode ser realizada com o reconhecimento biométrico. Por meio da leitura da face da pessoa são validados os documentos.
3. Reconhecimento de voz
O uso dessa tecnologia funciona como uma confirmação de que o titular concorda com os dados existentes no documento eletrônico. Isso acontece por meio da sua voz.
4. Certificados digitais e infraestrutura de chaves públicas (ICP)
O certificado digital e o ICP, que nada mais é que um documento de identidade virtual, seja de uma pessoa física ou jurídica. Com ele é possível tornar uma assinatura digital válida.
Enfim, agora que você já sabe como funciona e quais são as tecnologias usadas na assinatura eletrônica para empresas, não deixe de usar essa inovação em sua empresa. As tarefas serão agilizadas e você conseguirá ter mais tempo para resolver outras questões mais urgentes.
Apreciou o nosso post? Acesse as suas redes sociais e curta a nossa página no Facebook!
Gostou? Inscreva-se e receba novidades!
Bruno Lacerda
Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.