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Big Data em Recursos Humanos: entenda a importância dessa relação

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 10/07/2019
Big Data em Recursos Humanos: entenda a importância dessa relação

Transformação Digital

As empresas têm trabalhado cada vez mais para aperfeiçoar suas metodologias de gestão, e a tecnologia é uma grande aliada. A utilização do Big Data em Recursos Humanos é uma dessas possibilidades. Hoje, a nossa capacidade de gerar e administrar informações é gigantesca, e saber o que fazer com elas pode dar alguns diferenciais competitivos muito interessantes para a organização. Neste artigo, você poderá entender melhor o que é o Big Data em Recursos Humanos e como essa ferramenta auxilia nos processos relacionados à gestão de pessoas. Continue a leitura!

O que é o Big Data em Recursos Humanos?

Big Data é o termo utilizado para se referir ao grande volume e à diversidade de dados com potencial de análise, que são gerados nos processos desenvolvidos nas rotinas das operações de negócios. O conceito aplicado ao RH envolve diversas fontes e valores apurados para indicadores, que podem ser utilizados para avaliar e aprimorar as práticas da área, incluindo:
  • recrutamento;
  •  treinamento e desenvolvimento;
  •  monitoramento do desempenho individual e coletivo;
  •  políticas de remuneração variável;
  • iniciativas correlacionadas com a gestão de pessoas, que trazem impactos aos resultados da empresa.
Um ponto que foi decisivo para a sua adoção é que as ferramentas de Big Data aumentaram, e muito, as possibilidades de se lidar com quantidades cada vez maiores de informações que permitem medir, de um modo mais eficiente, qual é a produtividade dos colaboradores. Com isso, as organizações conseguem determinar se determinada ação implantada foi ou não decisiva. Usando um software de gestão que oferece uma análise de dados robusta, os profissionais de RH podem tomar decisões mais inteligentes e precisas. Detalharemos a seguir algumas das vantagens do uso do Big Data em Recursos Humanos. Acompanhe!

Retenção de funcionários

A análise preditiva pode ajudar significativamente na retenção dos colaboradores que se destacam. O Big Data nos permitirá ir além dar práticas habituais, que são quase sempre reativas, garantindo o melhor entendimento da força de trabalho para implantar ações que possam mantê-la motivada e interessada em pertencer ao negócio. Os trabalhadores permanecem nas organizações quando recebem as maiores recompensas, e um software de RH pode ajudar a otimizar o salário, benefícios, bônus e as promoções.

Recrutamento de Talentos

Com a análise de Big Data, as empresas podem remodelar a lógica do recrutamento baseado em descrição da função, passando a mapear conjuntos de habilidades necessárias para que a estratégia do negócio seja colocada em prática. Permite que melhores decisões de contratação sejam tomadas. Por exemplo, os softwares tornam viável a comparação de diversos dados de candidatos em segundos, enquanto uma pessoa levaria horas para conseguir fazer a filtragem.

Gestão do conhecimento

O treinamento voltado ao desenvolvimento de profissionais é uma parte crucial para a sustentabilidade e crescimento de qualquer empresa. Por meio do uso das ferramentas de Big Data o processo torna-se mais simples e tranquilo. A capacidade de analisar indicadores e demais informações relativos à toda organização fornece subsídios que auxiliam na gestão e na melhoria contínua desses treinamentos, à medida em que permitem identificar lacunas de competências e a desenvolver programas mais ajustados às necessidades. As possibilidades do Big Data em Recursos Humanos são muito variadas e dão aos profissionais de gestão de pessoas o suporte necessário para identificar oportunidades, priorizar iniciativas e agir proativamente no desenvolvimento dos colaboradores. Achou esse conteúdo interessante? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão ficar por dentro!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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