Voltar para o blog

Como criar formulário simples e eficiente? Entenda aqui

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 27/02/2021
Como criar formulário simples e eficiente? Entenda aqui

Organização



Um formulário bem-feito faz toda a diferença na hora que a empresa precisa fazer a coleta de informações dos seus potenciais clientes. Seguindo uma série de procedimentos, é possível fornecer às pessoas uma boa experiência, de modo que ela faça o preenchimento dos dados rapidamente e sem perder uma grande quantidade de tempo.

Ao longo deste texto, explicaremos a você como criar formulários que sejam simples, eficientes e alinhados com as necessidades do seu cliente. Isso porque o acompanhamento da jornada de compra é fundamental, de modo que, dependendo do estágio, é preciso ser o mais sucinto e intuitivo possível na hora de pedir dados.

Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura do nosso artigo até o fim!

Sempre seguir uma sequência lógica no preenchimento dos dados

Muitos formulários disponíveis na internet são feitos com uma sequência que prejudica a experiência do usuário. Em outras palavras, o endereço costuma vir antes de informações como cidade e CEP, o que pode levar um tempo maior de quem preenche o formulário. Portanto, a sequência recomendada é:

  1. CEP;
  2. estado;
  3. cidade;
  4. bairro;
  5. rua.

Fazer formulários em coluna

Outro fator que contribui para melhorar a experiência dos usuários no preenchimento de um formulário é a leitura vertical ou em coluna. O único caso no qual dois campos ou mais podem estar na mesma linha é se eles corresponderem. Por exemplo, uma data, que costuma ocupar um espaço pequeno e pode ser colocado ao lado de outros campos.

Deixar o tamanho do campo de acordo com a resposta esperada

Quando é feito o correto dimensionamento do campo que será preenchido, o usuário passa a ter a sensação de que faz o procedimento corretamente. No caso do CPF, por exemplo, pelo fato de ser composto por onze dígitos no formato brasileiro, é importante reservar exatamente onze espaços. Em relação a campos de tamanho variável, como o endereço, é preciso ter em mente que, geralmente, será maior que os campos de telefone, CPF e e-mail.

Agrupar campos relacionados

Outra boa prática a ser adotada é agrupar os campos de acordo com a natureza das informações. É comum vermos em alguns formulários os dados pessoais e bancários sendo solicitados separadamente, por exemplo. Essa organização ajuda o usuário a enxergar uma lógica bem definida, o que facilita sua experiência e contribui para o preenchimento em menos tempo.

Requisitos básicos de um formulário eficiente

Um formulário que vai aumentar as chances de alguém fechar negócio com a sua empresa é composta, basicamente, por:

  • design: o formulário precisa aparecer na tela de modo a chamar a atenção do usuário, além de ter layout e esquema de cores agradáveis;
  • disposição na tela: é fundamental evitar que a pessoa use a barra de rolagem na hora de procurar o formulário. Portanto, deve-se definir se ele ficará no centro, no cabeçalho ou na lateral da tela;
  • número de campos: como já falamos, é essencial saber previamente quais dados serão realmente necessários para a coleta, de modo a evitar que a pessoa perca muito tempo preenchendo o formulário;
  • posição dos campos de resposta: existem formulários nos quais a label (nome do campo de resposta) fica dentro ou fora do espaço de preenchimento. Essa escolha dependerá da finalidade do formulário.

Saber como criar formulários com simplicidade e eficiência faz com que a empresa aumente as chances de conquistar mais clientes. Conforme vimos ao longo do texto, é preciso ser o mais objetivo e intuitivo possível na hora de coletar dados dos usuários, de modo que elas não percam um tempo excessivo preenchendo informações.

Viu como é importante elaborar formulários que sejam simples e eficientes? Continue em nossa página e aproveite para saber mais sobre a captura descentralizada mobile!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer

Gestão

Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer
Leia mais
Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital

eBox na Mídia

Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais