Voltar para o blog
O que é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e como ele funciona?
Organização
A gestão documental é um processo extremamente importante na vida de uma empresa, seja ela pública ou privada. É fundamental estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização, a preservação e o acesso aos arquivos.
Para isso, as empresas podem contar com o apoio do Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ) – órgão responsável por determinar diretrizes para a gestão e preservação de acervos de arquivos.
Trata-se de uma das principais fontes de informação sobre documentos, padrões e melhores práticas arquivísticas, que produz e divulga um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, a fim de reproduzir conhecimento arquivístico.
Quer conhecer mais a respeito do CONARQ? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.
O que é o CONARQ e como ele funciona?
O CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por objetivo definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivos. Criado pela Lei n° 8.159/1991 e regulamentado pelo Decreto n° 4.073, de 3 janeiro de 2002, o CONARQ tem como principais competências:- estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR;
- promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados;
- propor ao Ministério de Estado da Justiça normas legais necessárias ao aperfeiçoamento e à implementação de arquivos;
- zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos;
- estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos;
- subsidiar a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento;
- estimular a implantação de sistemas de arquivos nas três esferas;
- estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados, entre outros.