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Confira 8 exemplos de transformação digital!

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 20/08/2024
Confira 8 exemplos de transformação digital!

Transformação Digital

A transformação digital é um fenômeno contemporâneo que é resultado de novas tecnologias, sobretudo da internet, e que afeta a vida de diferentes maneiras. Na vida moderna, é como se estivéssemos dividindo as 24 horas do dia entre o mundo físico e o mundo digital.

Naturalmente, as empresas não passam imune aos efeitos dessa transformação. Se você analisar os processos e as dinâmicas do seu local de trabalho, por exemplo, certamente identificará que as rotinas atuais são bem diferentes do que eram 10, 20 ou 30 anos atrás.

Neste artigo, compreenderemos o que é a transformação digital e conhecer 8 exemplos práticos desse fenômeno no mundo corporativo. Confira!

Transformação digital: o que é e qual a sua importância?

A transformação digital é um fenômeno de integração de tecnologias digitais diversas às operações gerais das organizações, alterando profundamente (e positivamente) os seus processos no dia a dia e a entrega de valor e satisfação aos seus clientes.

O uso dessas tecnologias digitais apresenta uma série de benefícios, como: ganho de eficiência nos processos da organização, maior satisfação do cliente, estímulo à inovação e à competitividade, tomadas de decisão fundamentadas em dados relevantes, maior adaptabilidade às mudanças do mercado e ganho expressivo de segurança de dados.

8 exemplos de transformação digital nas empresas

Confira a seguir 8 exemplos de transformação digital nas empresas.

1. Big data

O termo vem do inglês e significa “grandes dados”. Esse conceito se refere ao uso de grandes volumes de dados, coletados pelas empresas diariamente.

Esses dados brutos são analisados e interpretados em contextos específicos, o que permite que as organizações obtenham sobre o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes, vendas, estratégias de precificação, eficácia de ações de marketing, tendências de mercado etc., gerando decisões mais estratégicas.

2. Gestão automatizada

A gestão automatizada é o processo de utilização de programas e ferramentas informatizadas para conduzir processos empresariais mais rotineiros.

É o caso do ERP () e do CRM (). A automação dessas tarefas administrativas de rotina permite que as empresas concentrem os seus recursos (pessoas, esforços, tempo e ferramentas) no , isto é, nas atividades mais estratégicas, além de aumentar a eficiência e reduzir erros.

3. Gestão de documentos online

Falando em automação de processos, um setor específico que tem se beneficiado da transformação digital é a gestão de documentos online.

Estamos falando de plataformas que armazenam, organizam e compartilham os documentos de forma digital e segura. Esse processo facilita o acesso remoto à documentação, aumenta a colaboração entre as equipes de trabalho, reduz o uso de papel e garante a segurança e a conformidade com as normas regulatórias.

4. Assinatura digital

Em complemento ao item anterior, a assinatura digital, ou assinatura eletrônica, é uma tecnologia que facilita muito a manipulação de documentos sem a necessidade da presença física dos envolvidos.

Com validade jurídica, essa tecnologia possibilita que processos burocráticos sejam mais ágeis, sem deslocamento físico e sem uso de papel. O processo ainda garante a autenticidade e a integridade dos documentos assinados, pois os protocolos criptográficos previnem e detectam qualquer adulteração ou falsificação.

5. Inteligência artificial na gestão

A inteligência artificial, da sigla IA, é uma tecnologia algorítmica que automatiza processos e melhora a tomada de decisões em diferentes áreas das organizações, como: produção de conteúdo, atendimento ao cliente, gestão de recursos humanos, administração financeira, entre outros.

A IA também pode ser muito útil para prever tendências, agilizar processos, personalizar a experiência do cliente e até mesmo aumentar a eficiência operacional — sobretudo em atividades rotineiras.

6. Internet das coisas

A internet das coisas, também conhecida como IoT (do inglês, ), consiste em adicionar aos objetos do dia a dia dispositivos que os conectam com a internet, facilitando o cotidiano.

É o caso, por exemplo, de geladeiras que “enviam” mensagens de texto aos donos, comunicando os alimentos que estão em falta. No ambiente corporativo, a IoT permite a criação de ambientes inteligentes, facilita a manutenção preventiva de equipamentos e pode oferecer novos serviços aos clientes.

7. Experiência

O termo também vem do inglês e se refere à capacidade de onipresença das empresas em todos os pontos de contato possíveis. Estamos falando das organizações que diversificam os canais com o público, marcando presença na televisão, nas redes sociais, nos websites, nos aplicativos de celular, no e-mail, na mídia impressa, no atendimento telefônico, entre outros.

Todos os canais online e offline ficam integrados, aumentando a satisfação do cliente por meio de um atendimento personalizado.

8. Business Intelligence

O (BI), ou inteligência de negócios, é um conjunto de ferramentas e processos que transformam dados brutos em informações úteis e contextualizadas, que geram acionáveis. Associado ao , o BI ajuda as empresas a monitorar o seu próprio desempenho, a identificar oportunidades de melhoria, a entender melhor o mercado em que estão inseridas e a tomar decisões com maior probabilidade de gerar resultados positivos.

Como as empresas podem aderir a essa transformação?

Para que as organizações possam efetivamente aderir à transformação digital, é fundamental seguir os passos a seguir:

  • avaliação do estado atual: identificar onde a tecnologia pode trazer benefícios;
  • definição da estratégia: planejar estrategicamente como as tecnologias serão implementadas (objetivos, metas, processos, KPIs etc.);
  • escolha de tecnologias adequadas: selecionar as ferramentas mais compatíveis com as necessidades da empresa;
  • envolvimento da liderança: conscientizar os líderes sobre a importância do processo para que possam transmiti-la aos colaboradores;
  • capacitação e treinamento: oferecer cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores no uso das novas ferramentas;
  • implementação gradual: adotar as novas tecnologias em alguns setores para experimentação, mensuração de resultados e ajustes;
  • integração de sistemas: além de adotar novas tecnologias, integrá-las umas às outras para potencializar os seus efeitos benéficos;
  • monitoramento e ajustes contínuos: monitorar os KPIs definidos, coletar dos colaboradores e clientes e fazer os ajustes necessários.

A transformação digital é um processo contínuo que exige planejamento estratégico, comprometimento da liderança, capacitação dos funcionários e uma cultura organizacional que valorize a inovação. Ao seguir esses passos, as empresas podem se posicionar para aproveitar os benefícios da transformação digital e permanecer competitivas no mercado atual e futuro.

Gostou de ver os exemplos de transformação digital nas empresas? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais para que mais pessoas possam compreender e adotar a transformação digital!

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Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

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