Voltar para o blog

Entenda o que é ESG e como afeta a gestão documental

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 13/02/2023
Entenda o que é ESG e como afeta a gestão documental

Tendências

ESG é uma tendência adotada pelas empresas que pretendem superar os desafios de governança, problemas sociais e ambientais. A sigla gera valor econômico aos negócios, tendo em vista que a sociedade atual revela preocupações com sustentabilidade e preservação da natureza. Ela se relaciona a um conceito que envolve comprometimento e responsabilidade ao atuar no mercado.

As empresas que adotam os princípios de ESG demonstram que se importam com seus colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e consumidores finais. Por outro lado, o tema está em pauta no cenário internacional e é discutido pelos integrantes da alta gestão das organizações mais renomadas. O assunto influencia na tomada de decisões e na transformação dos negócios.

Gostaria de saber o que é ESG, qual o significado dos seus pilares e como afeta a gestão documental? Acompanhe a leitura!

Saiba o que é ESG

ESG é um conjunto de boas práticas e padrões aplicados para determinar se uma organização é sustentável, consciente e gerenciada com honestidade. O conceito auxilia na definição da performance de sustentabilidade de uma empresa por meio de 3 pilares: environmental ou meio ambiente, social e governance ou governança. Eles ampliam as avaliações que vão além dos indicadores financeiros dos negócios.

Portanto, ESG é uma alternativa para quem pretende fazer investimentos sustentáveis e que tenham possibilidade de produzir impactos ambientais, sociais e financeiros mais positivos. A incorporação de seus pilares aos modelos de negócios demonstra que a lucratividade e os propósitos devem ser considerados em conjunto para que a organização tenha uma boa reputação e credibilidade diante do mercado. 

Compreenda o significado dos pilares de ESG

Os pilares de ESG atestam se uma empresa compreende ou não o papel que exerce na sociedade, os impactos negativos ou positivos que elas geram e o valor que poderão ser compartilhados por meio de suas atividades. O princípio social engloba os critérios sociais da organização, por exemplo, a atuação dos gestores para o bem-estar dos colaboradores.

O pilar ambiental abarca o cumprimento de exigências, como a política de desmatamento, a gestão de resíduos, a posição da organização sobre mudanças climáticas e a utilização de energia sustentável. Esse critério se estende às ações que preservem e melhorem a biodiversidade, bem como ao controle sobre terras e patrimônios da empresa.

O eixo governança mantem o foco na administração da empresa, na atuação dos diretores e dos gestores. Esse princípio envolve a emissão de relatórios financeiros e contábeis completos, viabilidade, transparência das finanças e da contabilidade, lucratividade, remuneração de acionistas e outras questões relacionadas ao conselho administrativo e à gestão executiva. 

Confira a importância do conceito ESG

O conceito de ESG é muito importante para empresas que já estão na bolsa de valores ou que pretendem participar. Agências comerciais e sem fins lucrativos fazem avaliações dessas organizações que precisam disponibilizar suas políticas e índices. Veja a seguir os principais benefícios que esses 3 pilares trazem para as empresas!

Redução de custos

A redução de custos é uma das vantagens decorrentes da aplicação das práticas de Environmental, Social and Governance. Os pilares ajudam a eliminar diversas despesas e desperdícios, tendo em vista que os negócios passam a ser gerenciados com mais eficiência e de acordo com os objetivos para que se tornem sustentáveis.  

Sustentabilidade

Transparência e sustentabilidade são fatores que identificam as empresas comprometidas com o conceito de ESG. As operações das empresas se tornam mais transparentes com o apoio de profissionais mais preocupados com ações promovam a responsabilidade social e destinadas à proteção dos ecossistemas ambientais. Isso leva os negócios a serem mais sustentáveis e lucrativos.  

Reputação da empresa

Outro benefício decorrente das práticas de ESG é a reputação da organização que melhora frente aos clientes. Os fornecedores, parceiros, colaboradores e demais stakeholders têm interesse em permanecer investindo em empresas que trabalhem com objetivos ou metas que visem à proteção da natureza e da biodiversidade, assim como a inclusão e acessibilidade.

Segurança para o investidor 

Environmental, Social and Governance oferecem mais segurança aos investidores que procuram apostar os seus recursos financeiros nas alternativas mais seguras. Sendo assim, as organizações que tenham pontuações elevadas têm mais chances de conseguir bons parceiros, são mais bem gerenciadas e suas estruturas são mais resilientes.

Mais competitividade 

As empresas que adotam ESG em suas rotinas são mais competitivas, capazes de conquistar os melhores talentos do mercado e são vistas como inovadoras. Os seus administradores costumam fazer investimentos em novos métodos de gestão, tecnologia ambiental e boas práticas operacionais. Elas são mais procuradas por consumidores conscientes dos impactos causados ao planeta e têm seus lucros elevados.

Satisfação dos clientes

As normas de ESG beneficiam os negócios, aumentam a satisfação dos parceiros e clientes que estão mais exigentes a cada dia que passa. Consequentemente, a aplicação dos 3 pilares gera valor para os negócios, facilita a atração e fidelização do público-alvo que está atento para comprar de quem compartilha os mesmos valores.

Linhas de crédito especiais 

Instituições financeiras e bancárias oferecem linhas de crédito mais interessantes para as organizações que investem nas práticas de ESG. Ocorre que essas empresas têm suas transações bem gerenciadas e produzem menos riscos para os bancos, já que as probabilidades de que paguem suas dívidas são muito maiores. Esses negócios também têm mais valor de mercado e contam com bons investidores. 

Descubra como o ESG afeta diretamente a gestão documental

As empresas geram e utilizam um enorme volume de documentos que precisam ser controlados, armazenados e mantidos íntegros durante determinados períodos de tempo. ESG interfere no sentido de solucionar problemas, evitar dificuldades e aprimorar a gestão documental que recebe tratamento especial. Os gestores aplicam as boas práticas para garantir a segurança dessas informações integram o patrimônio do negócio.

A gestão de arquivos otimizada é fundamental para que uma empresa esteja alinhada aos princípios de governança. Afinal, os documentos podem causar impactos corporativos, ambientais e sociais a partir do momento em que são originados até o descarte final. As práticas de ESG incentivam o uso de material reciclável e a redução da utilização de papéis.

Entendeu o que é ESG e como afeta a gestão documental? As consequências de não seguir os seus 3 pilares afeta a qualidade dos serviços e impede a criação de políticas de preservação efetivas. Além disso, a atuação de empresas que não aplicam o conceito pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente. 

Quer obter mais informações sobre o assunto? Então siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais