Processamento Inteligente de Documentos (IDP): como é composto?
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Dados oportunos e precisos são a base de todos os negócios modernos e essenciais para os esforços de transformação digital. Mas extrair dados de várias fontes, incluindo documentos complexos, pode ser um processo demorado e complicado.
As ferramentas de automação de processamento de dados, como o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), usadas há anos para capturar informações de arquivos de texto estruturados apresentam limitações significativas ao processar arquivos não estruturados ou semiestruturados, bem como documentos físicos.
Neste artigo nós analisamos como o processamento inteligente de documentos (IDP) permite que as organizações capturem, analisem e aproveitem o poder de seus dados de maneira mais rápida, econômica e contínua. Continue lendo!
O que é o processamento inteligente de documentos (IDP)?
O Processamento Inteligente de Documentos (IDP) é um recurso tecnológico avançado, que permite às organizações digitalizar e automatizar dados não estruturados originários de várias fontes de documentação. Isso inclui imagens de documentos digitalizados, PDFs, arquivos de processamento de texto, formulários online e muito mais.
Quais são as tecnologias por trás do IDP?
Termos como IDP, automação de processos robóticos (RPA) e OCR às vezes são usados de forma intercambiável para descrever o processamento automatizado de dados. No entanto, cada uma dessas ferramentas tem recursos e casos de uso distintos.
Automação de Processos Robóticos (RPA)
RPA é um tipo de automação inteligente que utiliza máquinas ou robôs para executar tarefas simples e repetitivas com intervenção ou supervisão humana limitada. Embora a solução RPA dependa de dados de outros aplicativos de negócios para concluir os processos, o software normalmente não oferece suporte à captura ou análise de dados.
Em vez disso, ele conta com uma solução IDP ou tecnologia semelhante para processar dados e aplicar insights no fluxo de trabalho da RPA.
Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)
O reconhecimento óptico de caracteres (OCR) é uma tecnologia central que extrai texto de documentos estruturados e cria um novo arquivo de texto. Embora útil, essa ferramenta tem limitações, especialmente no cenário empresarial moderno, em que os dados estão contidos em documentos complexos e não estruturados.
O IDP difere do OCR porque:
- identifica e extrai dados de fontes não estruturadas, como artigos, imagens, gráficos, e-mails, arquivos PDF, contratos, formulários e outros arquivos;
- integra automaticamente os dados extraídos em fluxos de trabalho existentes, como RPA;
- adiciona contexto aos dados e aproveita ferramentas de automação inteligentes (como IA e ML) para tomar decisões sobre como os dados podem ser usados.
Inteligência Artificial (IA)
O processamento inteligente de documentos (IDP) usa inteligência artificial (IA) e algoritmos de aprendizado de máquina para ler, entender e extrair dados de documentos. O software, então, organiza e valida os dados para revelar insights acionais.
A IA treina máquinas para imitar a inteligência humana, a fim de concluir tarefas repetitivas ou complexas para nós ou prever resultados. O IDP usa diferentes tecnologias de IA para processar documentos automaticamente.
Visão computacional
A visão computacional é um dos campos da inteligência artificial que treina e permite que os computadores entendam o mundo visual. Os computadores podem usar imagens digitais e modelos de aprendizado profundo para identificar e classificar objetos com precisão e reagir a eles.
O IDP usa a visão computacional para classificar, categorizar e extrair informações relevantes e validar os dados extraídos.
Quais são os benefícios do processamento inteligente de documentos?
As organizações podem automatizar o processamento de vários tipos de documentação com softwares inteligentes de processamento de documentos. Automatizar essa função pode ajudar as organizações a:
- reduzir a dependência de funcionários humanos para análise de documentos e entrada de dados e aumentar significativamente a eficiência operacional;
- diminuir o risco de falha na coleta de dados de maneira otimizada, de várias fontes de dados;
- coletar dados de forma abrangente e de uma ampla variedade de fontes de dados, muitas das quais tradicionalmente inexploradas para seus dados.
As empresas hoje estão sob intensa pressão do mercado para ter um desempenho mais eficiente e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Com o processamento inteligente de documentos, elas podem começar a acelerar os seus processos documentais sem comprometer a qualidade de seus serviços, o que significa que todos saem ganhando.
E a sua empresa, já adotou ou está pensando em adotar uma solução IDP? Conte a sua experiência nos comentários!