Saiba quais os 5 principais documentos utilizados no setor jurídico
Gestão
Os gerentes de empresas são responsáveis pelo armazenamento e gestão de diversos documentos jurídicos que são elaborados por profissionais da área do Direito. A tarefa pode parecer desafiadora, especialmente se o fluxo de trabalho for intenso e o negócio atenda demandas variadas do mercado. Para facilitar o trabalho dos gestores, é interessante que saibam diferenciar essas documentações.
Compreender os documentos jurídicos é muito importante para providenciar e manter a segurança das informações neles contidas. Alguns dados registrados nesses arquivos são confidenciais e não podem ser acessados por hackers ou terceiros mal-intencionados. Afinal, o vazamento de dados sigilosos e das documentações utilizadas no setor jurídico traz enormes prejuízos para os negócios.
Gostaria de conhecer melhor os documentos utilizados no setor jurídico e a importância de digitalizá-los? Acompanhe a leitura!
Entenda o que são os documentos do setor jurídico
Os documentos jurídicos de uma empresa são os instrumentos que têm validade legal e extralegal por serem planejados por especialistas da área do Direito. Eles são criados por advogados que se especializam em determinada matéria para atender os seus clientes com excelência. Alguns deles formam pedidos administrativos e outros judiciais.
Mas existem também as documentações extrajudiciais definidas pelas legislações vigentes e as decisões judiciais proferidas por juízes e desembargadores que atuam no Poder Judiciário. Portanto, você poderá encontrar entre os documentos algumas peças processuais, contratos que comprovam a formação de sociedades, análises de casos, pareceres emitidos, petições, procurações, contrato social da empresa, entre outros.
Compreenda a importância dos documentos do setor jurídico
As documentações do setor jurídico são extremamente importantes para o bom andamento dos negócios. Elas auxiliam os gestores em suas tomadas de decisões para a superação de desafios e para a criação de uma carreira bem-sucedida. Conhecer esses documentos pode ajudar o gestor a proteger a organização contra fraudes e a direcioná-la rumo ao sucesso desejado.
Descubra quais são os principais documentos utilizados no setor jurídico
Como já foi dito, os gestores encontram várias documentações jurídicas em suas rotinas e precisam saber como executar uma boa gestão. Uma ampla gama de arquivos e documentos impressos precisam ser analisados para saber quais podem ser eliminados e aqueles que precisam ser protegidos. Veja a seguir algumas dicas sobre os principais instrumentos jurídicos!
1. Petição
As petições são documentos redigidos por advogados para fazer pedidos que somente podem atendidos pela Justiça, por meio de uma decisão judicial, proferida por um juiz competente. Os advogados inserem nesses arquivos dados importantes como os dados pessoais do réu e do autor, por exemplo, profissão, endereço, número de RG e CPF, estado civil e suas intenções.
2. Contrato social
Um contrato social é o documento elaborado para criar sociedades empresariais. É nele que ficam escritas todas as regras que vão reger os negócios, o estatuto que determina o funcionamento, bem como os deveres e direitos dos membros, diretores, sócios e muito mais. Essa documentação é personalizada pelos participantes de cada empresa conforme suas prioridades.
3. Procuração
Uma procuração é um instrumento que pode ser particular ou público que é escrito e assinado para conceder poderes se representação em âmbito judicial e extrajudicial. Com esse documento, um profissional pode representar o mandante e atuar em seu nome para realizar uma série de atos e, inclusive, fechar negociações, além de atuar diante do Poder Judiciário.
4. Contrato de trabalho
Contratos de trabalho são documentações jurídicas que regulamentam os relacionamentos entre colaboradores contratados e empresas contratantes. Nessa documentação, que comprova a existência de vínculos empregatícios, registra as responsabilidades de ambas as partes, suas obrigações e direitos inerentes ao pacto. Ela também contém informações pessoais e confidenciais dos empregados que não podem ser vazadas.
5. Política de privacidade
Esse documento registra política de privacidade e termos de uso de serviços ou soluções. É uma documentação fundamental para negócios online por que ela protege os sites e usuários em suas relações. Nela você encontrará as regras para compra, troca, devolução de produtos e mais detalhes sobre o relacionamento jurídico com provedores de serviço de Internet.
Enfim agora você já sabe quais são os 5 principais documentos utilizados no setor jurídico. A digitalização desses documentos é a melhor solução para preservar a integridade e o sigilo dos dados. Esse processo também facilita a organização dos arquivos para que fiquem acessíveis para os gerentes de qualquer lugar e a qualquer momento.