Voltar para o blog

Ascensão dos documentos digitais no mundo corporativo

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 22/06/2017
Ascensão dos documentos digitais no mundo corporativo

Fonte: Portal Information Management

eBox na Mídia

Diante das burocracias brasileiras, será que é possível eliminar de vez o documento físico? A resposta ainda é taxativa “não”. As burocracias brasileiras determinam a obrigatoriedade do documento físico por um determinado período. Porém, esta realidade está mudando. Novas ferramentas estão surgindo com a proposta de gerar documentos digitais com validade jurídica. Estamos dando os primeiros passos. Para uma transformação 100% digital, acredito que leve ainda uns 10 anos até podermos extinguir completamente o uso do documento físico nas empresas. No entanto, para que isto realmente leve cerca de 10 anos ou até um pouco mais, mas que de fato aconteça e seja possível eliminar o papel físico dos processos empresariais, precisamos fazer a nossa parte.

Vivemos em uma era repleta de recursos tecnológicos, os quais podemos implantar em nossas companhias e buscar novas possibilidades. É nosso dever também mostrar ao sistema que estamos preparados para uma transformação 100% digital. Precisamos ser mais ousados, buscar ferramentas inteligentes com segurança apta a validar documentos digitais, equipamentos de digitalização que automatize processos, pesquisar a legislação e ver o que pode ser transformado em digital, ou seja, evoluirnesta proposta de transição digital.  Um bom começo pode ser começar por alguns setores que, de acordo com a tabela de temporalidade, podem ter documentos antigos descartados.  Feito isto, é importante disseminar os acertos, as evoluções, o quanto a transformação digital vem agregando para os processos corporativos. Temos que dar voz aos nossos avanços, sem ter medo de ser copiado, alias “copiado” é uma palavra que está mudando de conotação e se transformando em positiva. Aquele que é copiado tornou-se um influenciador. E não há preeminência maior do que você ser um Influenciador no seu ramo de atuação.

É fácil? Não! Os desafios são imensos. O Brasil precisa fazer reformas em diversas áreas para entrar de vez no mundo digital. Felizmente já há muitas iniciativas acontecendo, ainda de forma tímida, mas com o cuidado necessário para ser uma mudança assertiva, segura e sem brechas para argumentações. As vantagens de uma corporação 100% digital são imensas, entre elas as mais importantes são: economia, agilidade de processos, otimização no acesso à informação, segurança, visão panorâmica de todo o histórico da empresa, entre outros milhares de benefícios.

Para quem quer dar a largada inicial rumo a uma companhia 100% digital, primeiro deve entender a legislação que rege a temporalidade da guarda documental do seusetor. Depois é importante analisar os riscos e verificar qual área da empresa está pronta para dar os primeiros passos.  O Brasil é um país burocrático, mas temos que nos movimentar com os recursos disponíveis e explorar mais a era Paper less.

Leia a matéria na íntegra no site: https://www.docmanagement.com.br 

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais