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Como fazer a guarda de prontuário médico? Entenda!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 04/01/2024
Como fazer a guarda de prontuário médico? Entenda!

Organização

A guarda dos prontuários médicos é essencial para garantir aos pacientes diversos cuidados de saúde de qualidade. Esses registros ajudam durante as consultas de rotina dos pacientes, ao mesmo tempo que atendem a vários propósitos. A manutenção das informações médicas precisa ser adequada e realizada com os recursos tecnológicos necessários para que estejam acessíveis. 

Os registros de saúde podem ser compilados e mantidos por profissionais da área. Com os avanços da tecnologia e a possibilidade de armazenamento de dados online, algumas empresas se especializaram em desenvolver soluções que ajudam a gerenciar os arquivos e a mantê-los atualizados. Neste conteúdo, vamos explicar o conceito de guarda de prontuários médicos.

Deseja compreender para que serve a guarda de prontuários médicos? Continue a leitura o obtenha dicas interessantes!

O que é guarda de prontuários médicos?

Guarda de prontuário médico é o armazenamento das informações médicas que são mapeadas e que servem para avaliar e melhorar os cuidados de saúde dos pacientes. Esse procedimento melhora a coordenação e a continuidade dos tratamentos, aumenta a responsabilidade das equipes de saúde e reforça as capacidades de tomada de decisão.

Já o termo prontuário médico é usado para descrever a documentação inerente ao histórico de saúde, exames, procedimentos, medicamentos e cuidados prestados a um determinado paciente ao longo do tempo. Esses dados armazenados incluem uma variedade de anotações que vão sendo inseridas em um documento que pode registrar observações, terapias e administração de remédios.  

Até pouco tempo atrás, os prontuários médicos eram escritos em papel e guardados em pastas, as quais eram divididas em seções por nome de paciente ou por tratamento. As novas informações eram adicionadas cronologicamente para facilitar as consultas, e os registros ativos normalmente ficavam guardados no hospital, consultório ou clínica, enquanto os mais antigos podiam ser arquivados externamente.

Para que serve a guarda de prontuários médicos?

O armazenamento desses registros médicos que estão dentro dos prontuários permite que os profissionais da medicina e enfermagem conheçam a história clínica dos pacientes. A guarda da documentação serve para documentar a comunicação com cada paciente e as informações fornecidas pelo prestador de cuidados de saúde e outros profissionais que atuam em conjunto com os médicos.

Nos prontuários médicos, as equipes de saúde podem registrar dados de internação, serviços prestados, progresso dos tratamentos, informações sobre cirurgias, notas de alta, datas de retorno das consultas e muito mais. A guarda dos prontuários médicos ajuda a planejar os atendimentos dos pacientes e a garantir o cumprimento das regulamentações institucionais, governamentais e profissionais. 

Como fazer a guarda de prontuários médicos?

O prontuário médico individual identifica o paciente e contém informações essenciais sobre a situação clínica, o histórico dos casos, os diagnósticos e outros dados. Esses registros de saúde podem ser armazenados eletronicamente em arquivos com a identificação dos pacientes. Veja a seguir dicas de como fazer a guarda dos prontuários médicos! 

Crie um sistema de arquivamento

É importante criar um sistema de arquivamento para aumentar a acessibilidade dos arquivos eletrônicos. Os prontuários médicos precisam ser organizados de forma que pessoas não autorizadas sejam impedidas de ter acesso aos dados e fiquem impossibilitadas de modificá-los. Com um método de armazenamento, os profissionais conseguirão rastrear as informações mais facilmente, bem como realizar pesquisas médicas.

Padronize os prontuários

Padronize a documentação e os arquivos para otimizar a eficácia e o fluxo das informações conforme a especialidade médica. Mantenha o conteúdo padronizado a partir do primeiro preenchimento dos formulários que contenham anamneses, hipóteses de diagnósticos, solicitação de exames, entre outros dados. Você pode optar por estabelecer campos personalizáveis para preenchimento de espaços obrigatórios.  

Mantenha os prontuários atualizados

Os atendimentos médicos devem ser atualizados individualmente nos prontuários médicos, com resumos do histórico clínico do paciente, que geralmente são feitos por um enfermeiro, médico ou técnico de enfermagem. A documentação relacionada à internação hospitalar, consultas com especialistas, cuidados de saúde anteriores e atendimentos de rotina pode ser descrita de modo curto ou exaustivo.

Inclua detalhes da saúde do paciente

Ao armazenar os prontuários médicos, os profissionais podem registrar a data em que os arquivos foram criados. No ambiente digital, é possível guardar imagens de exames, informações sobre procedimentos de terapia intensiva, operações, formulários de consentimento informado, resultados obtidos de dispositivos, protocolos de quimioterapia e outros dados importantes que fazem parte dos registros, de acordo com o paciente e seus tratamentos. 

Como a eBox pode ajudar nesse sentido?

A eBox Digital oferece consultorias especializadas realizadas por profissionais capazes de criar projetos sob medida para atender as demandas de diversas áreas. A parceira também faz o armazenamento dos prontuários médicos com tecnologia de ponta e realiza o armazenamento físico sem qualquer custo adicional com chip RFID. Observe abaixo outras vantagens de contar com essa parceria!

Transformação digital

A plataforma on-line permite a realização de pesquisa rápida e simples, como se o usuário estivesse utilizando o buscador da sua preferência. Os documentos são digitalizados e certificados conforme as regras do ICP-Brasil. A eBox Digital é uma parceira confiável, que executa a gestão de documentos digitais e físicos para auxiliar outras empresas.

Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD

A empresa eBox Digital pode ajudar o seu negócio a atender as exigências da LGPD, pois é certificada pela ISO 27001 para prestar serviços de digitalização, análise de documentos de clientes, guarda física e digital. Essa é a única parceira que tem duas certificações em gestão de segurança da informação, incluindo a ISO 27701.

Guarda de documentos

Com a ajuda da eBox Digital, você garante a segurança dos dados pessoais devido ao uso de um sistema de gestão estruturado que assegura a privacidade das informações. As soluções estão de acordo com a GDPR e a LGPD. A empresa presta serviços essenciais e guarda os documentos digitais ou físicos de modo efetivo e seguro.

Gestão eletrônica de documentos - GED

O GED da eBox Digital permite a organização dos documentos para que sejam controlados, armazenados, recuperados e encontrados rapidamente com um clique. O time de profissionais altamente qualificado facilita o processo de organizar as documentações com um método exclusivo, que atende as demandas de cada organização empresarial. Os serviços são diferenciados, e os processos de gerenciamento podem ser terceirizados.

Entendeu como fazer a guarda de prontuário médico? A eBox Digital cumpre os mais rígidos requisitos de confidencialidade e controle de segurança, desde a coleta até a reciclagem do conteúdo ou a destruição dos arquivos. Os profissionais responsáveis digitalizam os documentos com certificação digital e os disponibilizam em uma plataforma segura na web.

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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