Gestão
É muito comum o mercado de palestras aquecer no início do ano, são muitas empresas buscando motivar seus funcionários para uma nova jornada que começa.
E em 2021, mesmo com pandemia, eu fui afortunado de ser convidado por algumas organizações incríveis para falar sobre o tema.
Uma delas é a eBox, que foi generosa ao ponto de me levar do Rio a São Paulo, me receber e me receber com muito carinho e todos os cuidados pandêmicos para um papo de 1h30 com direito a assinatura de livros depois (como você pode ver na foto acima).
Afinal, o que vou falar na apresentação? Foi o que pensei ao receber o convite.
Pode parecer intuitivo, devido ao momento, preparar um material que fale sobre metas para ano que se inicia. Mas em 2018 eu aprendi uma coisa sobre planejamento anual e desde então nunca mais parei de aplicar:
De nada adianta fazer um planejamento do ano atual se você não fizer uma revisão do ano passado. Cravo isso por alguns motivos:
1- Se você não avaliar o que errou no ano passado, vai cometer os mesmo erros no atual e assim pode ter que ficar replicando as mesmas metas, sempre parando nos mesmos obstáculos.
2 - Além de diagnosticar seus deslizes no ano que passou, você também precisa se empoderar com a gratidão pelas coisas boas, senão corre o risco de sim atingir novos ganhos, mas abrir mão de antigos que te fizeram tão bem e constantemente trocar uma coisa pela outra.
A dinâmica com a galera da eBox levou exatamente esses pontos em consideração. Primeiro revisitamos 2020 com muita gratidão e critério agradecemos o que nos fez vibrar e aprendermos com os erros.
Só depois que miramos para 2021, empoderados com o que já temos buscando adicionar melhorias a uma mistura que já pode ser boa demais. O exercício foi incrível e te sugiro que faça o mesmo imediatamente.
É exatamente o que eu faço anualmente para me planejar e te desejo sucesso ainda maior.
Conte comigo no caminho!
Hoje e sempre, #VivendoDePropósito
PS - Obrigado galera da eBox por me proporcionarem essa experiência inesquecível! - @arnaldoneto