Voltar para o blog

Conheça os benefícios do design thinking

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 20/08/2019
Conheça os benefícios do design thinking

Transformação Digital

Já parou para pensar em uma metodologia em que a empresa possa conhecer a necessidade dos clientes e investir de modo assertivo a partir desse conhecimento? Tal sonho de muitas companhias pode ser realizado a partir da aplicação da metodologia de design thinking em serviços, produtos e, até mesmo, processos internos. O design thinking é a metodologia para a inovação e solução de problemas difíceis a partir do entendimento profundo da expectativa e necessidade do cliente, permitindo que ele esteja sempre no centro do processo. Uma metodologia que envolve os funcionários de vários setores na solução, e tal multidisciplinaridade acaba gerando insumos para atender de maneira simples, viável e criativa, gerando retorno sobre o investimento. Para que o design thinking seja aplicado na empresa, é necessário desenhar uma cultura empresarial, e implementar uma séria mudança de mentalidade. Todos os envolvidos precisam desenvolver a empatia e criar um espírito de cooperação e de colaboração. Quer conhecer os benefícios dessa metodologia? Acompanhe e confira! Boa leitura!

Incentivo à criatividade

O design thinking é uma solução que gera soluções. Não podemos dizer que a criatividade é um dom que se aplica a certo grupo ou tipo de pessoa. Ela está em todos os indivíduos e precisa ser alimentada constantemente. É fundamental entender que a criatividade pode ser o segredo para uma solução inesperada, inusitada e extremamente eficaz.

Estímulo à empatia

Podemos resumir empatia como sendo a aptidão para se identificar com o outro, desejando o que ele deseja, sentido o que ele está sentido e aprendendo da forma como ele aprende. O design thinking está sempre em busca de práticas que incentivem a solução de problemas com uma visão mais empática. Sem dúvida alguma, essa é uma de suas maiores contribuições para os negócios.

Bom custo-benefício

Quando se compara com as vantagens que a empresa ganha, a ferramenta e os seus conceitos têm um valor bem baixo. Estamos falando sobre uma filosofia bem simples, que não vai exigir investimentos muito altos. O custo maior pode ser o de mudar a cultura empresarial para aderir às práticas da metodologia, pois só fazendo isso é que algum resultado vai ser atingido. As possibilidades de sucesso são muito grandes, mas é preciso haver um esforço diário.

Fortalecimento da equipe

As equipes de várias áreas e níveis hierárquicos são envolvidas para que pensem em alternativas para atender as necessidades. Sem dúvidas, ao incentivar a equipe a pensar junto e trabalhar para encontrar maneiras diferentes de resolver problemas, a moral dos colaboradores é elevada, construindo, assim, um time motivado e forte, comprometido com os resultados do negócio. Como consequência, tem-se mais qualidade, que acaba refletindo em um excelente atendimento e em clientes satisfeitos.

Redução de custos

Algumas companhias, principalmente as pequenas, têm os seus orçamentos bem apertados, portanto, contratar consultores externos acaba se tornando inviável. No entanto, chamar a sua equipe para participar das resoluções de problemas pode ser uma vantajosa e barata opção para a empresa, que vai sair ganhando de ambos os lados: afinal, incentiva e traz o profissional para perto de si, dando oportunidade de crescimento e motivando, já que o incentiva a pensar como um dono de negócio, tendo condições de inovar ou ainda solucionar problemas que dependeriam de alto desembolso financeiro.

Inovação

O design thinking objetiva a inovação, a partir da participação, análises, testes e levantamentos de dados, permitindo a visualização sob diversos pontos de vista, que, ao final, acabam gerando inovação. Uma nova forma de fazer, totalmente econômica e com resultados, que acaba levando a empresa a crescer financeiramente. Enfim, o design thinking é uma metodologia que, quando entendida e aplicada de forma correta, é muito eficiente, além de ajudar a enfrentar os desafios que as companhias encaram diariamente. Não é algo simples e fácil de ser aplicado, pois é preciso que haja uma mudança organizacional. Por isso, as empresas devem ser sempre flexíveis às mudanças. Gostou de saber mais sobre o design thinking? Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais? Então aproveite para seguir a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações por lá.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo ʺLevantamento da eBox Digital

eBox na Mídia

Artigo ʺLevantamento da eBox Digital" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital

eBox na Mídia

Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais