Economia colaborativa: como colocar em prática nas empresas?
Tendências
Economia colaborativa, também chamada economia compartilhada, é uma tipologia de economia em que serviços e produtos são ofertados em formato de compartilhamento, ou seja, em vez de comprar um objeto que será usado poucas vezes, a pessoa opta em alugar de um fornecedor. É realizada também, por meio da troca de serviços e produtos. Esse tipo de economia está voltada também para sustentabilidade empresarial.
A economia tem como vantagem, evitar desperdícios, reduzir consumos excessivos, economia orçamentária e ajuda pessoas em diversas ocasiões. Ela surgiu após a forte recessão de 2008, quando a população precisou restringir o consumo de produtos e serviços.
Neste artigo, você vai conhecer práticas que coloquem a economia colaborativa em ação na empresa. Acompanhe!
Busque parcerias
Devido ao avanço nessa modalidade de atuação no mercado, uma ótima opção é buscar parceiros que possam dar apoio aos serviços e produtos que a sua empresa disponibiliza aos clientes. Existem instituições que estão à altura do que a sua empresa oferece. Sendo assim, faça uma análise minuciosa para fazer uma parceria vantajosa para o seu negócio e para os consumidores.
Adote estratégias de controle de custos
Como toda implementação de mudanças na empresa, é necessário que você tenha uma ferramenta moderna para fazer o controle de todos os custos que serão realizados com essa alteração na empresa e nos resultados que chegarão ao longo dos dias.
Foque na experiência do usuário
Para que a economia colaborativa alavanque na sua instituição é importante ficar atento às experiências que os clientes têm com os serviços e produtos que o seu negócio oferece. Portanto, é necessário estar atento a questionamentos, respostas, comportamentos positivos e negativos do seu público. Isso ajuda a tomar novas decisões para alavancar o seu negócio.
Incentive a cultura de colaboração
Por ser uma atividade que apresenta bons resultados no mercado. É interessante que as empresas incentivem seus clientes a conhecerem esse novo processo de para adquirirem o hábito de práticas sustentáveis. Esse incentivo pode ser feito por meio de testes, ou seja, o cliente não precisa adquirir o produto para utilizá-lo.
Aprimore os produtos
Para que a economia na empresa realmente aconteça é imprescindível que se tenha um olhar diferenciado de como está sendo a receptividade do usuário em relação ao seu produto. Isso auxilia a corporação a obter informações mais precisas sobre esse fator. Isso pode ser feito por meio de feedbacks dos clientes, afinal, eles são as pessoas que têm experiências mais precisas sobre o seu produto.
Os apontamentos que os clientes relatam, são o “termômetro” para você mensurar o que deve ser aprimorado, para poder investir em novas funcionalidades referentes aos produtos e serviços que a sua empresa dispõe aos seus clientes.
Como acabamos de perceber, é importante aplicar algumas metodologias para implementar uma economia colaborativa eficaz na empresa. Algumas instituições fazem uso do recurso, e a sua permanência no mercado constata que a economia colaborativa é um sucesso. Algumas empresas praticam esse método com frequência, como a DogHero, Uber, Airbnb, Crowdfunding e tantas outras.
Gostou de conhecer como a economia colaborativa pode ajudar empresas, pessoas e o meio ambiente? Agora que tal curtir a nossa página no Facebook?