Voltar para o blog

Economia colaborativa: como colocar em prática nas empresas?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 24/10/2022
Economia colaborativa: como colocar em prática nas empresas?

Tendências

Economia colaborativa, também chamada economia compartilhada, é uma tipologia de economia em que serviços e produtos são ofertados em formato de compartilhamento, ou seja, em vez de comprar um objeto que será usado poucas vezes, a pessoa opta em alugar de um fornecedor. É realizada também, por meio da troca de serviços e produtos. Esse tipo de economia está voltada também para sustentabilidade empresarial.

A economia tem como vantagem, evitar desperdícios, reduzir consumos excessivos, economia orçamentária e ajuda pessoas em diversas ocasiões. Ela surgiu após a forte recessão de 2008, quando a população precisou restringir o consumo de produtos e serviços.

Neste artigo, você vai conhecer práticas que coloquem a economia colaborativa em ação na empresa. Acompanhe!

Busque parcerias 

Devido ao avanço nessa modalidade de atuação no mercado, uma ótima opção é buscar parceiros que possam dar apoio aos serviços e produtos que a sua empresa disponibiliza aos clientes. Existem instituições que estão à altura do que a sua empresa oferece. Sendo assim, faça uma análise minuciosa para fazer uma parceria vantajosa para o seu negócio e para os consumidores.

Adote estratégias de controle de custos

Como toda implementação de mudanças na empresa, é necessário que você tenha uma ferramenta moderna para fazer o controle de todos os custos que serão realizados com essa alteração na empresa e nos resultados que chegarão ao longo dos dias. 

Foque na experiência do usuário

Para que a economia colaborativa alavanque na sua instituição é importante ficar atento às experiências que os clientes têm com os serviços e produtos que o seu negócio oferece. Portanto, é necessário estar atento a questionamentos, respostas, comportamentos positivos e negativos do seu público. Isso ajuda a tomar novas decisões para alavancar o seu negócio.

Incentive a cultura de colaboração

Por ser uma atividade que apresenta bons resultados no mercado. É interessante que as empresas incentivem seus clientes a conhecerem esse novo processo de para adquirirem o hábito de práticas sustentáveis. Esse incentivo pode ser feito por meio de testes, ou seja, o cliente não precisa adquirir o produto para utilizá-lo.

Aprimore os produtos

Para que a economia na empresa realmente aconteça é imprescindível que se tenha um olhar diferenciado de como está sendo a receptividade do usuário em relação ao seu produto. Isso auxilia a corporação a obter informações mais precisas sobre esse fator. Isso pode ser feito por meio de feedbacks dos clientes, afinal, eles são as pessoas que têm experiências mais precisas sobre o seu produto.

Os apontamentos que os clientes relatam, são o “termômetro” para você mensurar o que deve ser aprimorado, para poder investir em novas funcionalidades referentes aos produtos e serviços que a sua empresa dispõe aos seus clientes.

Como acabamos de perceber, é importante aplicar algumas metodologias para implementar uma economia colaborativa eficaz na empresa. Algumas instituições fazem uso do recurso, e a sua permanência no mercado constata que a economia colaborativa é um sucesso. Algumas empresas praticam esse método com frequência, como a DogHero, Uber, Airbnb, Crowdfunding e tantas outras.

Gostou de conhecer como a economia colaborativa pode ajudar empresas, pessoas e o meio ambiente? Agora que tal curtir a nossa página no Facebook?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais