Voltar para o blog

Entenda o que é e qual é a importância do e waste recycling!

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 16/10/2023
Entenda o que é e qual é a importância do e waste recycling!

Transformação Digital

E-waste recycling é uma nomenclatura inglesa que traduzida para o português significa “reciclagem de lixo eletrônico". A e-waste recycling parte do descarte de lixo gerado por meio de equipamentos eletrônicos obsoletos, quebrados ou excedentes.

A reciclagem do lixo eletrônico serve para aumentar o número de equipamentos ou outros produtos criados a partir de materiais como, plásticos, metais e outros que podem ser transformados em produtos novos.

Quer entender mais porque o e-waste recycling é uma ação indispensável nas empresas? Então, continue lendo este artigo!

Qual a importância do e-waste recycling?

O e-waste recycling tem uma importância excepcionalmente preventiva à contaminação do meio ambiente. Normalmente os lixos eletrônicos são compostos por substâncias ou elementos químicos pesados com alto grau de toxicidade, entre eles podemos apontar o mercúrio, chumbo, lítio etc. Quando descartados de forma irresponsável, ou seja, convencionalmente, eles permanecem no solo por longo período e, tem tempo suficiente para contaminar o solo, a água subterrânea e o ar. 

Quais os principais benefícios?

Descartar o lixo eletrônico de maneira consciente pode gerar inúmeros benefícios para o empreendimento. Mas não apenas isso, essa iniciativa reflete também nas pessoas que buscam um emprego ou que fazem parte da equipe.

Economiza recursos

Por serem confeccionados com materiais que podem ser reaproveitados, grande parte dos componentes de um dispositivo eletrônico são considerados recicláveis. Quando os metais ou outros elementos de aparelhos antigos são reutilizados, diminui a necessidade de refinar metais brutos, para fabricar produtos novos.

Eleva as oportunidades de emprego

Selecionar e reciclar lixo é uma realidade de muitas pessoas que têm essa atividade como um trabalho. Saber distinguir o que pode ser reciclado requer informações e conhecimento preciso para que o produto possa ser transformado sem causar danos ao profissional e à natureza.

Por meio das indústrias de reciclagem, os lixos eletrônicos têm tomado um novo destino que não o meio ambiente. Quanto maior for a compreensão das pessoas sobre a necessidade de reciclar, maior será a carência de funcionários para essa função.

Possibilita acessibilidade

Dependendo do ponto de vista de cada um, um equipamento eletrônico pode ser visto como lixo ou reaproveitável. Até que seja reciclável, ou seja, se visto como lixo, ele logo será descartado em cesto de lixo ou no meio ambiente. Se visto como reaproveitável, ele pode ser doado para uma pessoa que possa usufruir das suas funções por algum tempo. 

Como a sustentabilidade afeta as empresas?

Cada dia mais as corporações percebem a necessidade de se tornar uma instituição sustentável. Várias questões servem como motivacional para exercer essa prática, entre elas está a situação de realmente colaborar com a redução do aquecimento global e da degradação do meio ambiental como um todo.

Outro ponto que instiga as corporações a se tornarem sustentáveis é a credibilidade que ela ganha no mercado. Apontar a empresa como referência de se preocupar com a devastação do ecossistema eleva o seu employee branding de maneira significativa, fato que potencializa sua posição em meio aos concorrentes. Aderir à implementação de TI verde na corporação, é uma ótima iniciativa para o negócio.

Como vimos, o e-waste recycling é uma ação que não deve ser negligenciada pelos gestores das instituições. Descartar o lixo eletrônico com responsabilidade é uma atitude sustentável. Tornar o seu sistema de guarda de documentos digital, por exemplo, é uma excelente iniciativa para contribuir com a reciclagem de lixos eletrônicos. 

Achou o conteúdo importante? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam exercer essa boa ação!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais