Voltar para o blog

Descubra como fazer uma gestão eficiente em tempos de crise 

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 07/04/2020
Descubra como fazer uma gestão eficiente em tempos de crise 

Tendências

Está procurando informações sobre a gestão em tempos de crise? Neste post, vamos explicar como os procedimentos gerenciais podem ser realizados de forma efetiva e de que modo é feita a prevenção das organizações mais evoluídas diante de crises econômicas. Entenda a importância de ter um planejamento financeiro para o enfrentamento de situações difíceis como esta que vivenciamos nestes dias de isolamento social. Vamos apresentar aqui as melhores dicas para fazer uma gestão efetiva durante a crise atual. Gostaria de saber mais? Siga em frente!

Entenda o que é a gestão eficiente em tempos de crise

A gestão dos negócios em tempos de crise precisa ser efetiva para evitar que as empresas quebrem e decretem falência. É normal que nesses períodos difíceis, os empreendedores busquem formas para reduzir custos e aumentar a competitividade. Sendo assim, gestão eficiente é um conjunto de medidas determinantes para sobrevivência da organização. Os gestores são os responsáveis por ela, e são eles que tomam as decisões mais firmes para garantir a manutenção das empresas no mercado. Eles reinventam os procedimentos operacionais, criam estratégias e lutam para obter resultados favoráveis enquanto os seus concorrentes também tentam readequar as suas contas.

Descubra como funciona a gestão eficiente em tempos de crise

A gestão eficiente em tempos de crise engloba uma série de fatores, principalmente a parte financeira do empreendimento. Durante os períodos de prosperidade, a maioria dos gestores separa recursos para utilizar nas épocas de escassez. Portanto, eles vão estar preparados para suportar as adversidades, e nas crises apresentam as seguintes condutas:
  • avaliam todos os processos e descartam aqueles que são desnecessários;
  • incentivam a equipe de trabalho a ser produtiva e motivada;
  • acolhem e passam confiança para os seus colaboradores;
  • tomam decisões assertivas em ambientes instáveis;
  • eliminam o desperdício e melhoram os resultados.
Esses profissionais devem ser honestos com a sua equipe, explicando quais são as dificuldades e o que precisa ser feito para evitar prejuízos irreversíveis. Com isso, é possível ganhar a confiança e manter a liderança dos colaboradores que vão ficar ainda mais próximos na tentativa de superar os obstáculos em grupo. A comunicação clara e objetiva permite o engajamento de todos em tempos de crise.

Confira as melhores dicas para fazer uma gestão efetiva durante a crise

Nesses momentos caóticos, o líder reavalia diversos fatores internos e externos, identificando falhas que causem o retrocesso econômico. Assim decide quais atitudes precisam ser tomadas dentro do ambiente laboral. Confira abaixo as melhores dicas para uma gestão efetiva em condições difíceis:
  • obtenha informações precisas;
  • elimine gastos desnecessários;
  • invista em inovação;
  • analise investimentos;
  • capacite a sua equipe;
  • otimize procedimentos internos;
  • estabeleça um nível de produtividade mais elevado;
  • melhore o controle de qualidade;
  • elabore estratégias para fidelização de novos clientes;
  • identifique os gargalos operacionais;
  • apresente soluções após a avaliação de análises e diagnósticos.
As crises podem ser benéficas se os gestores participarem dos processos eliminando as ameaças e transformando-as em oportunidades com o uso de estratégias inovadoras. As tecnologias são ótimas aliadas, pois facilitam o controle e o planejamento das finanças reduzindo burocracias, aperfeiçoando a comunicação, evitando falhas e viabilizando intervenções imediatas. Enfim, você pode se preparar para fazer a gestão em tempos de crise e enfrentar as barreiras, ao prevenir riscos para a sua empresa e fazer planejamentos para superá-los. Mas antes de criar novos métodos, avalie quais as ações emergenciais que podem ser realizadas para evitar dificuldades ainda maiores. Deseja obter mais informações sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais