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Cada vez mais empresas têm adotado atualmente medidas de cuidado com o meio ambiente, de responsabilidade social e melhores práticas de governança. Esses fatores geram bons resultados às empresas ao longo do tempo – sendo um dos motivos para que o termo ESG tenha se popularizado.
A sigla ESG consiste em uma tendência que fornece respostas às empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea. Em geral, um negócio que se compromete com essa prática de gestão se mostra mais sustentável em diversos aspectos, incluindo o econômico e a gestão de riscos – e, consequentemente, gera bons retornos.
Neste artigo explicaremos o que é ESG e por que essa sigla é tão importante para as empresas, destacando suas práticas. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é ESG e como surgiu a sigla?
ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, (ambiental, social e governança, em português), que se refere a um conjunto de padrões e boas práticas que buscam determinar se uma organização é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Em geral, os pilares são usados como critérios para compreender se determinada instituição apresenta sustentabilidade empresarial, ampliando a percepção de verificação do negócio para além das questões financeiras. Isto é, procura-se medir se a organização é realmente uma alternativa viável de investimentos sustentáveis, capazes de gerar impactos positivos na sociedade.
A sigla ESG foi citada pela primeira vez em 2004, no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “Who Cares Wins” (traduzido como “Quem se importa, ganha”). Na época, diversas instituições financeiras de nove países diferentes – incluindo o Brasil – reuniram-se para criar projetos e sugestões sobre como inserir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e pesquisas associadas ao tema.
No que consiste cada eixo da sigla?
A sigla ESG une três eixos que apresentam o quanto uma organização está comprometida com os critérios de sustentabilidade, que abrangem termos ambientais, sociais e de governança. Confira, a seguir, o significado de cada letra!
Environmental
A letra E da sigla trata das ações de uma empresa relacionadas à conservação do meio ambiente, que enfatizam a redução do impacto das operações da empresa no planeta, como a geração de resíduos, a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento e o uso de fontes de energia renováveis pela empresa. Nesse caso, o critério ambiental inclui exigências e políticas para que o posicionamento da empresa diante de questões ambientais seja eficaz.
Social
A letra S diz respeito ao Social, ou seja, à ligação de uma companhia com as pessoas que fazem parte do seu cenário. Nesse caso, quando falamos dos fatores sociais, abrimos uma série de questões a serem consideradas.
Para os investidores, por exemplo, é fundamental entender como a empresa preza pelo bem-estar dos colaboradores. Além disso, deve-se levar em conta a satisfação dos clientes, a diversidade da equipe, a relação com os direitos humanos, entre outros quesitos.
Governance
Por fim, a letra G, de Governança, que se trata da administração de uma empresa, envolvendo práticas internas para a tomada de decisões de acordo com a lei. Isso pode incluir critérios como relacionamento com entidades do governo e políticos, composição do Conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa e remuneração dos executivos.
Qual a sua importância para as empresas?
Podemos dizer que o ESG serve para provar que a empresa conhece a influência que ela tem, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode desenvolver por meio do seu negócio em frente a todo o seu contexto.
Por esse motivo, a prática é fundamental para as empresas que buscam crescimento, tanto em termos de visibilidade de mercado quanto para melhorar a relação com investidores e colaboradores. Portanto, além de ser extremamente positiva para a empresa como um todo, tal estratégia é bem vista por investidores, sociedade em geral e possíveis colaboradores.
Abaixo, listamos com mais detalhes as vantagens de implementar o ESG no negócio!
Redução de custos
Um dos principais benefícios de ter um bom desempenho do ESG é que ele pode auxiliar na redução de custos. Afinal, ao mudar pequenos hábitos organizacionais em relação ao meio ambiente, como redução do consumo de plástico e de papel, essas empresas passam a ter uma melhor visibilidade e se tornam mais eficientes.
Fidelização de clientes
Essa prática também pode levar ao aumento da fidelidade do cliente, sobretudo por aqueles que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis. Isso porque os clientes têm maior probabilidade de apoiar as empresas que compartilham seus valores.
Sustentabilidade
Em geral, empresas comprometidas com o ESG são normalmente mais transparentes sobre as suas operações. Além disso, estão mais propensas a apresentar políticas que protejam o meio ambiente e viabilizem a responsabilidade social. Com efeito, essas organizações são vistas como mais engajadas e preocupadas com a causa.
Competitividade
Muito mais que um diferencial, a adoção do ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade, já que empresas com alta classificação nessa modalidade se destacam com mais frequência. Vale lembrar que elas também são capazes de atrair e reter os melhores talentos, pois costumam ser mais inovadoras, assim como capazes de investir em novas tecnologias e métodos de gestão e operação.
Melhora da imagem da empresa
Em geral, os consumidores voltam o olhar para empresas mais conscientes e responsáveis. Por isso, adotar o ESG é uma forma de fortalecer a marca, impactando nos resultados e na satisfação dos clientes. Esse reconhecimento é crucial tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, que leva em consideração o ranking classificatório para mensurar a aderência da empresa às práticas.
Quais as melhores práticas de ESG para adotar?
Como vimos, a sigla ESG une três critérios que mostram o quanto uma empresa se compromete com operações mais sustentáveis, em termos ambientais, sociais e de governança — pontos que têm ganhado relevância no meio corporativo e financeiro.
Portanto, listamos algumas das melhores práticas de ESG que você pode adotar na sua empresa:
- defina um planejamento de medidas sustentáveis de impacto ambiental e social positivo;
- determine indicadores de desempenho na estrutura de decisões;
- estimule uma cultura corporativa mais preventiva;
- tenha uma equipe mais engajada para as iniciativas sustentáveis;
- compartilhe as iniciativas de ESG com clientes e investidores.
Agora você já sabe o que é ESG: uma forma de impulsionar os setores mais sustentáveis e gerar boas práticas de gestão corporativa, oferecendo oportunidades e reconhecimento para instituições que apresentem bons níveis de responsabilidade social, ambiental e de governança.
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