Voltar para o blog

Como usar a gestão documental para promover a proteção de informações confidenciais?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 25/02/2020
Como usar a gestão documental para promover a proteção de informações confidenciais?

Segurança

Em geral, a rotina de toda empresa produz uma grande quantidade de documentos. Trata-se de informações confidenciais, importantes para a tomada de decisão, definição de estratégias e identificação de ameaças, que garantem o sucesso e a competitividade dos negócios. Para preservar e buscar a segurança das informações, utiliza-se a gestão documental — conjunto de normas e procedimentos que permitem o fluxo de documentos eletrônicos de maneira segura e eficiente. Além da gestão documental, outras ações preventivas e de monitoramento de serviços tornaram-se necessárias para minimizar os riscos quanto a questões como segurança de informações confidenciais, como a utilização de sistemas. Quer saber como fazer a proteção de informações confidenciais usando o gerenciamento de documentos? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância de investir esforços para melhorar a segurança das informações?

Com a evolução das tecnologias, o controle dos documentos tornou-se crucial, sobretudo devido aos inúmeros dados que circulam diariamente dentro das empresas e à vulnerabilidade dos sistemas. A integridade e a confidencialidade dos dados são requisitos básicos nas organizações, e têm ganhado mais atenção ao passo que aumenta a automação dos processos neste segmento. Afinal, além de atrapalhar a reputação da empresa, as ameaças colocam em risco o relacionamento com os clientes. Logo, como dito anteriormente, a segurança da informação, por meio da gestão documental, pode ser vista como um conjunto de métodos que protege a informação dos diversos tipos de ameaças e aumenta a produtividade da organização como um todo. Ao investir em segurança, você diminui significativamente as chances de ocorrer desvios, vazamentos e falsificações. Para isso, diversos recursos podem ser utilizados, como os softwares de gestão de documentos e o armazenamento em nuvem.

Quais procedimentos podem ser implantados para protegê-las?

De modo a evitar que os documentos sejam alterados indevidamente, garantindo a integridade e confidencialidade das informações, bem como o seu uso adequado, é necessário planejamento e implantação de medidas na área de segurança. No entanto manter as informações protegidas e seguras é um grande desafio, mas essa tarefa pode se tornar simples com a utilização de um sistema de gerenciamento de documentos, capaz de controlar o acesso à informação e impedir ameaças. Ao implantá-lo, é possível ter acesso a qualquer documento e garantir que somente as pessoas certas tenham as informações. Além disso, permite monitorar a quantidade de cópias realizadas e facilita o acesso aos documentos de qualquer dispositivo. É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha do software e suas aplicabilidades, além da conscientização dos colaboradores sobre a importância de garantir a segurança. Além disso, realize backups, troque senhas com regularidade, integre os sistemas da empresa e adote políticas de segurança, isso evita danos ou perda de dados e possibilita aos documentos uma validação constante. Todas essas medidas, de alguma forma, impactam diretamente na proteção de informações confidenciais. Além de proteger, a gestão documental traz maior transparência e eficiência para toda a organização. Agora que você já sabe como proteger informações, que tal aprender os métodos de segurança de documentos digitais? Leia agora o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo ʺOnboarding de captura de documentos

eBox na Mídia

Artigo ʺOnboarding de captura de documentos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Métodos de arquivamento: conheça as melhores opções

Gestão

Métodos de arquivamento: conheça as melhores opções
Leia mais