Tecnologia Blockchain: 4 aplicações que você deve conhecer
Segurança
A proteção de documentos é uma das preocupações de seu negócio? Então você precisa conhecer melhor a tecnologia Blockchain e suas diversas aplicações.
Ela surgiu com as criptomoedas, mas graças aos seus benefícios, passou a ser utilizada em diversos processos. Com isso, desde 2009 essa tecnologia vem chamando a atenção de gestores e empresários de vários setores.
Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema!
O que é Blockchain?
O Blockchain é um sistema complexo criado para prevenir a cópia e a alteração de dados. Ou seja, falamos de uma grande rede de dados que dificulta a atuação de criminosos virtuais e evita que eles mintam sobre seus atos ou cometam fraudes.
É comum que essa tecnologia seja associada ao Bitcoin, mas é preciso destacar que sua aplicação vai muito além das criptomoedas.
Na prática, por meio de um processo de segurança avançada, as transações recebem proteção e são armazenadas em um sistema de alta segurança.
Ela funciona como uma enorme biblioteca, visto que os dados são públicos para que qualquer pessoa possa acompanhar as movimentações — o que previne fraudes.
As transações são divididas em blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo e uma impressão digital, conhecida como “hash”. O bloco posterior conterá novos dados e o “hash” do anterior, dando origem a um selo de autenticidade e permitindo verificar a existência de alterações no conteúdo.
Quais as 4 aplicações do Blockchain você precisa conhecer?
Apesar de ter surgido com o intuito de deixar as transações financeiras das criptomoedas mais seguras, todas as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia. Quer saber como? Confira, agora, 4 aplicações que podem fazer a diferença para seu negócio!
1. Contratos inteligentes
Imagine um contrato autônomo e autoexecutável. Com o Blockchain, ele já pode existir! Em uma compra online, por exemplo, sua empresa não precisaria da atuação de um terceiro, eliminando o pagamento de taxas.
Esses contratos digitais são inquebráveis e suas informações não podem ser alteradas. Com isso, você pode firmar parcerias com fornecedores, elaborar um documento e delimitar o tipo de modificação e acordo que poderá ser realizado.
2. Sistemas de pagamento
Como visto, o Blockchain é uma tecnologia que traz segurança às transações. Exatamente por isso, ela pode ser muito bem aproveitada pelas empresas ao criarem ou aperfeiçoarem seus sistemas de pagamento.
É interessante destacar que grandes instituições bancárias já incorporaram esses processos aos seus sistemas, que passaram a verificar milhares de transações em segundos e de forma extremamente segura.
3. Armazenamento em nuvem
Outra aplicação do Blockchain seria no processo de armazenamento em nuvem. A ideia é armazenar documentos e dados em um sistema descentralizado, porém extremamente seguro, e pagar um preço bem menor do que nos modelos tradicionais.
Com tantos HDs sem utilidade no mundo, por que não utilizá-los de forma eficiente e segura em prol do universo empresarial?
4. Supply Chain moderna e inovadora
Por fim, precisamos destacar que essa tecnologia está contribuindo para o surgimento de uma Supply Chain mais moderna e inovadora. Isso porque diversas empresas poderão fazer transações com mais confiabilidade.
É possível rastrear toda a cadeia de produção e identificar o exato processo em que uma determinada falha ocorreu. Sem se esquecer, é claro, que fica mais fácil verificar a procedência dos insumos adquiridos.
Viu só como a tecnologia Blockchain pode contribuir para o desenvolvimento de seu negócio? Para incorporá-la ao seu cotidiano, é necessário adotar uma cultura voltada para a inovação e investir em parceiros que se preocupam em manter-se atualizados com as principais tendências de tecnologia.
Gostou das possibilidades? Veja como escolher o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa!