Voltar para o blog

Tecnologia Blockchain: 4 aplicações que você deve conhecer

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 02/06/2020
Tecnologia Blockchain: 4 aplicações que você deve conhecer

Segurança


A proteção de documentos é uma das preocupações de seu negócio? Então você precisa conhecer melhor a tecnologia Blockchain e suas diversas aplicações.

Ela surgiu com as criptomoedas, mas graças aos seus benefícios, passou a ser utilizada em diversos processos. Com isso, desde 2009 essa tecnologia vem chamando a atenção de gestores e empresários de vários setores.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O que é Blockchain?

O Blockchain é um sistema complexo criado para prevenir a cópia e a alteração de dados. Ou seja, falamos de uma grande rede de dados que dificulta a atuação de criminosos virtuais e evita que eles mintam sobre seus atos ou cometam fraudes. 

É comum que essa tecnologia seja associada ao Bitcoin, mas é preciso destacar que sua aplicação vai muito além das criptomoedas.

Na prática, por meio de um processo de segurança avançada, as transações recebem proteção e são armazenadas em um sistema de alta segurança.

Ela funciona como uma enorme biblioteca, visto que os dados são públicos para que qualquer pessoa possa acompanhar as movimentações — o que previne fraudes.

As transações são divididas em blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo e uma impressão digital, conhecida como “hash”. O bloco posterior conterá novos dados e o “hash” do anterior, dando origem a um selo de autenticidade e permitindo verificar a existência de alterações no conteúdo.

Quais as 4 aplicações do Blockchain você precisa conhecer?

Apesar de ter surgido com o intuito de deixar as transações financeiras das criptomoedas mais seguras, todas as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia. Quer saber como? Confira, agora, 4 aplicações que podem fazer a diferença para seu negócio!

1. Contratos inteligentes

Imagine um contrato autônomo e autoexecutável. Com o Blockchain, ele já pode existir! Em uma compra online, por exemplo, sua empresa não precisaria da atuação de um terceiro, eliminando o pagamento de taxas.

Esses contratos digitais são inquebráveis e suas informações não podem ser alteradas. Com isso, você pode firmar parcerias com fornecedores, elaborar um documento e delimitar o tipo de modificação e acordo que poderá ser realizado.

2. Sistemas de pagamento

Como visto, o Blockchain é uma tecnologia que traz segurança às transações. Exatamente por isso, ela pode ser muito bem aproveitada pelas empresas ao criarem ou aperfeiçoarem seus sistemas de pagamento.

É interessante destacar que grandes instituições bancárias já incorporaram esses processos aos seus sistemas, que passaram a verificar milhares de transações em segundos e de forma extremamente segura.

3. Armazenamento em nuvem

Outra aplicação do Blockchain seria no processo de armazenamento em nuvem. A ideia é armazenar documentos e dados em um sistema descentralizado, porém extremamente seguro, e pagar um preço bem menor do que nos modelos tradicionais.

Com tantos HDs sem utilidade no mundo, por que não utilizá-los de forma eficiente e segura em prol do universo empresarial?

4. Supply Chain moderna e inovadora

Por fim, precisamos destacar que essa tecnologia está contribuindo para o surgimento de uma Supply Chain mais moderna e inovadora. Isso porque diversas empresas poderão fazer transações com mais confiabilidade.

É possível rastrear toda a cadeia de produção e identificar o exato processo em que uma determinada falha ocorreu. Sem se esquecer, é claro, que fica mais fácil verificar a procedência dos insumos adquiridos.

Viu só como a tecnologia Blockchain pode contribuir para o desenvolvimento de seu negócio? Para incorporá-la ao seu cotidiano, é necessário adotar uma cultura voltada para a inovação e investir em parceiros que se preocupam em manter-se atualizados com as principais tendências de tecnologia.

Gostou das possibilidades? Veja como escolher o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa




Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais