4 tecnologias do futuro que prometem mudar a realidade das empresas
Tendências
O objetivo deste artigo é abordar as principais tecnologias do futuro que prometem mudar a realidade das empresas em todos os segmentos e da sociedade em geral. Futuramente, todas as empresas serão tecnológicas, ou seja, é fato que todo negócio empresarial que investe em tecnologia de ponta, tem maior escalonamento produtivo, de forma mais ágil e eficiente, por meio de processos automatizados e seguros.
Desta forma, essas empresas conseguem testar novas ideias, reformulando o modelo de negócio no mercado em que atuam, com mais rapidez e com a redução de maiores problemas na execução dos procedimentos necessários em seu cotidiano.
Contudo, sabemos que as negociações do futuro serão caracterizadas pela forma inteligente que executam as suas tarefas, pois são empresas inovadoras, que atuam com ferramentas automatizadas e entregam mais qualidade aos clientes. Leia o artigo até o final e se surpreenda!
Qual é a importância da tecnologia do futuro para as empresas?
Atualmente, os impactos positivos que a tecnologia do futuro traz para o mercado empresarial vêm modernizando a rotina, por conta de novas formas de consumo, tendências da tecnologia da informação e da Inteligência Artificial, que aceleram o ritmo das mudanças do cotidiano, acompanhando novidades com equipamentos mais aperfeiçoados, para executar tarefas com eficiência, além de gerar mais rentabilidade para as empresas.
Alguns motivos são importantes para as empresas atentarem às novas tecnologias, impactando resultados positivos, são:
- combinação entre tecnologia e experiência do usuário;
- modelo de gestão horizontal e participativo;
- mobilidade produtiva com alocação de recursos em aplicativos e processos em nuvem.
- automatização de processos operacionais com melhor mapeamento;
- ferramentas para suporte na execução das tarefas;
- aplicativos estratégicos que melhoram o desempenho da equipe.
Quais são os tipos de tecnologia do futuro que irão transformar a realidade de empresas e da sociedade?
Quando falamos em tecnologia do futuro, nos referimos às principais vantagens que as inovações tecnológicas trazem para a transformação no cotidiano das pessoas e na facilitação em realizar tarefas operacionais nas empresas, com melhor gerenciamento, para tomadas de decisões mais acertadas e com a redução de custos por conta de erros ou de falhas.
As soluções tecnológicas ajudam de diversas formas, como: aproveitar as oportunidades de crescimento, enfrentar mudanças e crises, ampliar a produtividade, reduzir custos e desperdícios, dentre outros.
Por isso, abaixo citaremos algumas tecnologias consideradas do futuro, mas que já estão sendo usadas em muitas empresas, para auxiliar na transformação corporativa.
1. Realidade estendida (XR)
A Realidade Estendida (XR) é um termo que engloba tanto a Realidade Virtual (VR) quanto a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Mista (MR). Essa tecnologia proporciona experiências imersivas, mesclando o mundo real com elementos virtuais.
Usada em diversos setores, como educação, entretenimento e treinamento, a XR oferece possibilidades inovadoras, desde simulações realistas até interações digitais integradas ao ambiente físico. Seu uso crescente mostra seu potencial para transformar a maneira como interagimos com a informação e o espaço ao nosso redor.
2. Hiperautomação
A hiperautomação é uma abordagem de automação empresarial que envolve a integração de múltiplas tecnologias, como inteligência artificial, automação de processos robóticos (RPA), análise de dados avançada e aprendizado de máquina.
Essa estratégia visa otimizar e automatizar uma ampla gama de processos complexos, desde tarefas operacionais até decisões estratégicas. A hiperautomação busca melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a agilidade das organizações, impulsionando a transformação digital por meio de práticas abrangentes e integradas.
3. Ecossistemas digitalizados
Ecossistemas digitalizados referem-se a ambientes nos quais diferentes sistemas, plataformas e dispositivos estão interconectados e compartilham dados de maneira integrada. São impulsionados por tecnologias digitais que facilitam a comunicação e a colaboração entre diversos componentes.
Esses ecossistemas podem abranger desde a Internet das Coisas (IoT) até plataformas de computação em nuvem, inteligência artificial, análise de dados etc. Ao criar ecossistemas digitalizados, as empresas podem coletar e analisar dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões mais informadas. Além disso, a colaboração entre diferentes sistemas e parceiros pode levar a soluções mais abrangentes e personalizadas.
4. Experiências transparentemente imersivas
Experiências transparentemente imersivas referem-se a interações digitais ou tecnológicas que se integram de maneira fluida e natural ao ambiente, sem interrupções perceptíveis. A tecnologia é incorporada de forma que os usuários se envolvam de maneira intuitiva, quase sem perceber a transição entre o mundo físico e o virtual.
A ideia por trás desse conceito é proporcionar experiências mais envolventes e funcionais ao usuário, especialmente em contextos como jogos, treinamento, design e compras.
5. Impressora 3D
Impressora 3D é uma tecnologia revolucionária que permite a fabricação de objetos tridimensionais, feitas camada por camada. Ao contrário das impressoras tradicionais, que produzem imagens em papel, as impressoras 3D transformam modelos digitais em objetos físicos tangíveis.
Essas impressoras têm uma variedade de aplicações, desde prototipagem rápida na indústria até a produção de peças personalizadas em diversos setores. A tecnologia de impressão 3D oferece flexibilidade e liberdade de design, permitindo a criação de formas complexas que seriam desafiadoras ou impossíveis com métodos de fabricação convencionais. Além disso, as impressoras 3D entregam excelentes resultados em campos como arquitetura, engenharia, educação e tantas outros.
6. Robótica
A robótica é uma área multidisciplinar que engloba o design, construção, programação e operação de robôs. Os robôs são dispositivos automatizados capazes de realizar tarefas físicas ou computacionais, muitas vezes de forma autônoma ou semi-autônoma. A robótica tem aplicações em diversos setores, incluindo medicina, exploração espacial, agricultura, logística e entretenimento. Os robôs industriais são amplamente utilizados na produção para realizar tarefas repetitivas e perigosas, aumentando a eficiência e a segurança.
7. Drones
Drones, conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), são dispositivos aéreos controlados remotamente ou autonomamente por meio de software embarcado. Equipados com hélices para propulsão, câmeras, sensores e, em alguns casos, carga útil especializada.
Utilizados para fins recreativos, como fotografia aérea e, em setores como agricultura, mapeamento, vigilância, entregas e monitoramento ambiental. Esses equipamentos oferecem versatilidade e acesso a áreas de difícil alcance.
Essas tecnologias estão transformando a forma como as empresas operam. Oferecem produtos e serviços, e interagem com os clientes. O cenário tecnológico continuará evoluindo, e as empresas que conseguirem se adaptar a essas mudanças estarão mais bem posicionadas para o sucesso futuro.
Como é a adaptação das empresas com a implementação da tecnologia do futuro?
O sucesso dessa implementação está pautado no impacto da solução e no processo de adoção, ou seja, esses dois fatores principais levam os gestores para atentar no cumprimento de algumas etapas necessárias, a fim de evitar erros, como, por exemplo, opções adequadas a sua demanda para agregar valor ao negócio pelos próximos anos, além de ter o auxílio de um especialista no ramo para evitar imprevistos ou aborrecimentos.
Vimos neste artigo o quanto é importante considerar a inovação das novas tecnologias para os processos operacionais das empresas. As tecnologias do futuro facilitarão o trabalho, com a automatização que traz maior segurança e eficácia. Além disso, deixará a sua empresa na frente dos concorrentes, mantendo a fidelidade dos seus clientes, pela melhoria na qualidade do produto ou do serviço executado.
Caso você tenha gostado do conteúdo, deixe o seu comentário para nos contar o que aprendeu e o que vai implementar na sua empresa. Vamos adorar saber!