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5 tendências para o futuro do RH que você precisa conhecer!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 31/01/2019
5 tendências para o futuro do RH que você precisa conhecer!

Tendências

O que esperar do futuro do RH? Sem dúvidas, a revolução tecnológica em que estamos vivendo produz impactos também na gestão de pessoas. Softwares, ferramentas, estudos e novos conceitos surgem para melhorar as relações de trabalho e garantir mais produtividade para as empresas. Nesse sentido, surge o RH 4.0. A proposta desse conceito é unir o que há de mais moderno em tecnologia às atividades de gestão de pessoas. Pensando nisso, explicamos neste post 5 tendências para a área que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. People Analytics

O conceito de People Analytics abrange os processos de armazenamento, organização e exame de informações relacionadas à gestão de pessoas de uma empresa. O objetivo é desenvolver o olhar estratégico sobre a atividade, os objetivos e o desempenho de cada colaborador. Dessa forma, o People Analytics não é uma ferramenta (como um software), embora utilize tecnologias para aumentar sua precisão. Entre os recursos que podem ser aplicados a esse processo estão o Big Data e a Inteligência Artificial, como veremos ao longo deste post.

2. Big Data

A ferramenta Big Data tem a função de reunir e analisar informações de diferentes fontes a fim de investigar o padrão de consumo de determinado público. A tecnologia já é utilizada nas áreas comercial, de marketing e finanças, e terá papel importante no futuro do RH. Na área de Recursos Humanos, o Big Data contribui para analisar os dados produzidos pelos colaboradores, a fim de detectar comportamentos e fornecer insights que orientem ações para aumentar a produtividade e reduzir despesas.

3. Inteligência Artificial no RH

A Inteligência Artificial é o campo de estudos que busca produzir, por meio da tecnologia, soluções de problemas a partir da análise de informações e padrões. Nos Recursos Humanos isso significa reunir uma ampla gama de dados dos colaboradores com o intuito de compreender melhor o comportamento e, assim, tomar decisões mais precisas para a gestão de pessoas.

4. Programas personalizados de recompensas

Buscar formas de incentivo para manter os colaboradores motivados talvez seja uma das funções mais antigas da área de RH. Nesse sentido, muito além dos simples programas de bonificação salarial, o futuro do RH prevê o redirecionamento desses benefícios para a personalização. A partir da compreensão daquilo que é importante para aquele segmento de funcionários, o RH terá condições de formular propostas específicas para o desenvolvimento profissional de cada um. Para isso, a proximidade entre a área de Recursos Humanos, os líderes e as equipes é fundamental.

5. Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Os colaboradores do setor de Recursos Humanos precisam arquivar, consultar e preencher diversos documentos ao longo de suas rotinas diárias. São informações importantes para a empresa, cuja manutenção é prevista em lei, em alguns casos. Para organizar essa papelada e garantir que arquivos não serão extraviados, muitas empresas têm optado por implementar um sistema GED — Gestão Eletrônica de Documentos. De maneira geral, essa tecnologia permite:
  • a redução drástica da circulação de papéis;
  • a otimização do espaço físico;
  • o aumento da produtividade;
  • mais segurança para dados sigilosos.
Embora já apareça como solução utilizada por muitos departamentos de Recursos Humanos, é impossível escrever sobre o desenvolvimento desse setor sem mencionar a tecnologia GED. Como você pôde observar, é preciso falar sobre o futuro do RH citando as diversas melhorias da tecnologia. Dessa forma, gestores e colaboradores precisam reconhecer os avanços gerados por essas práticas a fim de incorporá-las com sucesso no dia a dia. A empresa estará, então, pronta para encarar os desafios apresentados pelo mercado. Gostou do conteúdo? Então saiba como ter em mãos os principais documentos do RH e domine ainda mais o tema!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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