Voltar para o blog

Como escolher o melhor armazenamento em nuvem para a empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 12/08/2019
Como escolher o melhor armazenamento em nuvem para a empresa?

Transformação Digital

A burocracia e o crescimento das empresas provocaram um aumento exponencial na produção de dados. Vários são os documentos que precisam ser guardados por prazo determinado e alguns devem ser mantidos para sempre. Mas isso gerou um grande desafio aos gestores: onde guardar esses arquivos de maneira segura? A transformação digital veio para ajudar nessa missão! Atualmente, o armazenamento em nuvem tem sido a melhor escolha para as empresas, pois guarda e protege os documentos de maneira prática e eficaz. Então, continue a leitura deste post, que ensinaremos tudo sobre o assunto!

O que é armazenamento em nuvem?

Essa é uma ferramenta que permite que os colaboradores guardem todos os documentos e dados da empresa em um servidor online, dispensando o armazenamento local. Então, além de salvar os arquivos no seu computador, notebook, celular, HD e tablet, por exemplo, você guarda nesse ambiente digital. Para acessar, editar, compartilhar ou excluir os arquivos, é preciso ter somente uma conexão com a internet. Assim em qualquer local que esteja e a qualquer hora do dia, você pode acessar todos os documentos facilmente. Por exemplo: se você estiver em uma reunião externa e se esqueceu de levar um relatório, é preciso apenas entrar nesse ambiente para obter todas as informações.

Quais são os benefícios de usá-lo?

O armazenamento em nuvem traz diversas vantagens para sua empresa e para o seu uso pessoal. Confira, abaixo, os principais benefícios que ele oferece:
  • facilidade para acessar e compartilhar os arquivos;
  • mobilidade e dinamismo;
  • redução de custos;
  • segurança de dados;
  • escalabilidade de negócios;
  • dispensa de instalação.

Quais são os fatores que devem ser considerados na escolha do melhor fornecedor?

O mercado oferece diversas opções de soluções para a sua empresa. Por isso, esteja bem orientado para escolher qual atende corretamente a suas expectativas e necessidades. Confira!

Conheça as necessidades de sua empresa

Como para qualquer outra aquisição, você primeiro tem que avaliar o que realmente precisa, pois os fornecedores têm diversos tipos de pacotes que se ajustam à sua necessidade. Veja se precisa somente de um espaço para armazenar os arquivos ou se é importante ter uma ferramenta de edição e compartilhamento também.

Confira o nível de segurança

Você vai confiar todos os dados importantes de sua empresa a terceiros. Então, verifique a segurança que o fornecedor oferece. Confira se eles usam um bom firewall, sistema de antivírus, autenticações detalhadas para cada login e senha, chaves criptografadas, entre outros. Conhecer a credibilidade que ela tem no mercado ajuda a certificar tudo isso!

Verifique se a empresa se preocupa com atualizações

Como qualquer outro sistema, é necessário ter atualizações constantemente para aprimorar as funcionalidades e garantir a segurança dos dados. Por isso, cheque se o fornecedor se preocupa em modernizar o seu sistema e se aceita sugestão de melhoria. Os serviços devem acompanhar o cenário tecnológico, contar com sistemas integrados e sempre inovar!

Escolha uma opção que ofereça suporte

Por último, assegurar como é o suporte do fornecedor é muito importante, pois as dúvidas, erros e instabilidades só acontecem com o tempo. Verifique como eles gerenciam crises, quais são as soluções oferecidas, o histórico de atendimento, entre outros. Não negligencie essa etapa, pois ela pode prejudicar a produtividade de seus colaboradores no futuro. Como destacado anteriormente, contar com uma empresa especializada em armazenamento em nuvem ajuda a diminuir custos e preocupações com os documentos guardados. Essa solução é importante para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Mas não se esqueça de checar os fatores abordados neste post! Gostou de aprender sobre o armazenamento em nuvem? Então, não deixe de entrar em contato com nossa empresa! Somos especialistas em gestão e proteção de documentos digitais e físicos.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo ʺOnboarding de captura de documentos

eBox na Mídia

Artigo ʺOnboarding de captura de documentos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Métodos de arquivamento: conheça as melhores opções

Gestão

Métodos de arquivamento: conheça as melhores opções
Leia mais