Como melhorar a comunicação na empresa? Confira nossas dicas
Gestão
A comunicação entre as pessoas se intensificou de forma significativa a partir do avanço da internet e dos smartphones no mercado. Os usuários estão frequentemente com o aparelho na palma da mão para estarem sempre bem informados.
Esse e outros instrumentos podem ser utilizados para melhorar a comunicação na empresa. Uma comunicabilidade célere e segura pode proporcionar vários benefícios, como clima organizacional saudável, retenção de talentos, proximidade entre os profissionais, elevação da produtividade etc.
Veja como potencializar essa prática. Acompanhe!
Centralizar a comunicação
Implementar a centralização de comunicação na empresa aumenta de forma significativa a possibilidade de que todos os colaboradores tenham acesso a informações. Quando colocadas em arquivos de nuvem, por exemplo, essas informações ficam disponíveis para que todos os autorizados possam acessar e compartilhar quando necessário.
Empresas que utilizam plataformas facilitam a pesquisa de informações dos clientes e da empresa em qualquer lugar que o funcionário esteja. A centralização de dados é excelente para quem trabalha em formato remoto ou faz serviços externos. Dessa forma, o fluxo de dados se torna mais fluido, pois cada profissional pode acessar qualquer informação atualizada.
Criar uma política de feedback
A política de feedback deve estar inserida na política da empresa. E todos os novos colaboradores devem conhecê-la desde os primeiros dias de trabalho. É importante acompanhar todas as informações direcionadas de forma individual ou em grupo. Um feedback rápido pode proporcionar diversos benefícios, como:
- evitar a perda de clientes;
- promover a satisfação do cliente;
- aumentar o employer branding da empresa;
- aproximar os colaboradores.
O feedback também é muito utilizado para fazer a avaliação de desempenho dos colaboradores. Por meio de diálogo direto, os gestores podem apontar os acertos e orientar melhorias para que o funcionário desenvolva melhor as suas atividades de rotina.
Para que a cultura de feedback tenha um resultado melhor é importante que seja bilateral, ou seja, os gestores e colaboradores precisam sentir-se à vontade para expor suas opiniões e sugestões, para que o grupo consiga trabalhar em harmonia e para que as atuações de todos sejam mais produtivas.
Investir em canais internos de comunicação
Utilizar ferramentas atualizadas para desenvolver comunicação interna entre os profissionais é importante para melhorar o diálogo, compartilhar ideias e potencializar a criatividade. Uma forma de centralizar a comunicação pode ser por meio de:
- intranet;
- newsletter;
- webtvs;
- hotsites;
- onboarding 100% digital.
Alguns recursos corporativos podem ser dispostos aos colaboradores para que a comunicação entre eles seja afinada. Isso pode ser feito por intermédio de chats e redes sociais. Os comentários positivos também são formas de comunicação motivacional à informação que está sendo compartilhada.
Entendeu como melhorar a comunicação na empresa pode potencializar o negócio, tanto nos relacionamentos como nos resultados da empresa? A falta dessa estratégia pode acarretar prejuízos que afetam, até mesmo, a parte orçamentária. Por essa razão, preocupar-se com a comunicação entre os colaboradores é fundamental para a produtividade da organização como um todo.
Para intensificar os seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Onboard digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?