Como motivar equipes na era digital? Descubra 5 técnicas!
Gestão
As inovações tecnológicas surgem a cada dia. Por isso, é essencial motivar a equipe na era digital para que os membros estejam continuamente bem informados e capacitados para as atividades empresariais.
Para atuar de forma competente no contexto digital, é necessário ter ações proativas e saber tomar decisões em situações complexas, além de ser um colaborador capacitado para realizar multitarefas que contribuam para o crescimento da produção das atividades diárias.
No entanto, deve-se levar em consideração a tendência ao burnout, que é um distúrbio psíquico no qual o colaborador apresenta um quadro de esgotamento físico e mental, depressão etc. Essa desmotivação, normalmente, é consequência de acontecimentos na vida profissional.
Quer conhecer algumas técnicas para motivar o seu time em plena era digital? Confira neste artigo!
1. Buscar entender o contexto de trabalho do colaborador
Cada colaborador que chega à sua empresa vem com uma carga de conhecimentos tecnológicos, competências e habilidades que precisam ser identificadas e exploradas. Muitas pessoas têm uma tendência acentuada a realizar multitarefas, outras têm perfis de líderes etc.
Ter um grupo eclético de colaboradores e saber onde alocar cada um é a maneira mais eficaz de motivar cada membro a trabalhar de forma engajada e comprometida com os resultados da organização.
2. Investir em um plano de carreira adequado
O setor de Recursos Humanos é o responsável pela gestão da vida profissional de todos os membros da equipe, por isso, um dos critérios motivacionais que deve estar no planejamento desse setor é o plano de carreira. Esse plano deve ser bem definido, obedecendo às funções e competências exigidas por cada setor da organização.
Um colaborador eficiente e engajado enriquece o ambiente de trabalho com as suas habilidades e formas de decisões que possibilitam o crescimento da empresa. Essa classe de funcionário deve ser vista com um olhar diferenciado dos gestores, a fim de que eles deem a esses talentos as elevações de função dentro das suas qualificações.
3. Usar a tecnologia para reduzir a quantidade de trabalho “operacional” possível
Como as novas tecnologias estão se desenvolvendo com muita rapidez, as organizações precisam automatizar os seus processos para tornar a labuta de cada dia mais digital e célere. A maioria dos trabalhos operacionais já pode ser substituído pelos avanços tecnológicos.
Muitos desses trabalhos operacionais no mundo inovador são considerados ultrapassados, lentos e têm um resultado tardio. O segredo das grandes organizações é tornar a empresa mais automatizada, para obter uma produção avançada e capaz de responder às expectativas do mercado competitivo.
4. Buscar oferecer um canal de coleta de feedback e oferecer retorno
Todo processo de trabalho, para resultar em produtividade, depende de dedicação e práticas ágeis de todos os membros do time de colaboradores.
O feedback é uma ferramenta que deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. Devido à sua importância no contexto geral da companhia, ele precisa ser disseminado no âmbito organizacional por meio de alguns canais que podem agilizar essa ação, como celular corporativo, e-mail, plataforma da empresa e outros meios digitais.
5. Motivar os colaboradores por meio do Management 3.0
O Management é uma ferramenta utilizada por gestores que priorizam as práticas mais complexas dos funcionários na empresa. Esse modelo motivacional é direcionado ao investimento na pessoalidade de cada membro do time, de forma que eles se sintam felizes, valorizados e “peças fundamentais do quebra-cabeça”.
Esse estímulo impulsiona o colaborador a ter um pensamento evoluído e dinâmico para se sentir capacitado a atuar com autonomia para o seu próprio crescimento e o da empresa. Entenda algumas motivações que o Management 3.0 pode oferecer ao seu time:
- empoderamento da equipe de sucesso;
- elevação do nível de energia para trabalhar;
- visão futurista.
Enfim, uma gestão focada no desenvolvimento dos seus colaboradores é capaz de perceber as mais diversas ações que levam a motivar a equipe na era digital, como entender o contexto de trabalho de cada membro, realizar o investimento em um plano de carreira e outras ações que despertem no time de colaboradores o desejo de contribuição para o crescimento produtivo da companhia.
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