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Como motivar equipes na era digital? Descubra 5 técnicas!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 17/08/2020
Como motivar equipes na era digital? Descubra 5 técnicas!

Gestão



As inovações tecnológicas surgem a cada dia. Por isso, é essencial motivar a equipe na era digital para que os membros estejam continuamente bem informados e capacitados para as atividades empresariais.

Para atuar de forma competente no contexto digital, é necessário ter ações proativas e saber tomar decisões em situações complexas, além de ser um colaborador capacitado para realizar multitarefas que contribuam para o crescimento da produção das atividades diárias.

No entanto, deve-se levar em consideração a tendência ao burnout, que é um distúrbio psíquico no qual o colaborador apresenta um quadro de esgotamento físico e mental, depressão etc. Essa desmotivação, normalmente, é consequência de acontecimentos na vida profissional. 

Quer conhecer algumas técnicas para motivar o seu time em plena era digital? Confira neste artigo!

1. Buscar entender o contexto de trabalho do colaborador

Cada colaborador que chega à sua empresa vem com uma carga de conhecimentos tecnológicos, competências e habilidades que precisam ser identificadas e exploradas. Muitas pessoas têm uma tendência acentuada a realizar multitarefas, outras têm perfis de líderes etc.

Ter um grupo eclético de colaboradores e saber onde alocar cada um é a maneira mais eficaz de motivar cada membro a trabalhar de forma engajada e comprometida com os resultados da organização.

2. Investir em um plano de carreira adequado 

O setor de Recursos Humanos é o responsável pela gestão da vida profissional de todos os membros da equipe, por isso, um dos critérios motivacionais que deve estar no planejamento desse setor é o plano de carreira. Esse plano deve ser bem definido, obedecendo às funções e competências exigidas por cada setor da organização.

Um colaborador eficiente e engajado enriquece o ambiente de trabalho com as suas habilidades e formas de decisões que possibilitam o crescimento da empresa. Essa classe de funcionário deve ser vista com um olhar diferenciado dos gestores, a fim de que eles deem a esses talentos as elevações de função dentro das suas qualificações.

3. Usar a tecnologia para reduzir a quantidade de trabalho “operacional” possível

Como as novas tecnologias estão se desenvolvendo com muita rapidez, as organizações precisam automatizar os seus processos para tornar a labuta de cada dia mais digital e célere. A maioria dos trabalhos operacionais já pode ser substituído pelos avanços tecnológicos.

Muitos desses trabalhos operacionais no mundo inovador são considerados ultrapassados, lentos e têm um resultado tardio. O segredo das grandes organizações é tornar a empresa mais automatizada, para obter uma produção avançada e capaz de responder às expectativas do mercado competitivo.

4. Buscar oferecer um canal de coleta de feedback e oferecer retorno

Todo processo de trabalho, para resultar em produtividade, depende de dedicação e práticas ágeis de todos os membros do time de colaboradores.

O feedback é uma ferramenta que deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. Devido à sua importância no contexto geral da companhia, ele precisa ser disseminado no âmbito organizacional por meio de alguns canais que podem agilizar essa ação, como celular corporativo, e-mail, plataforma da empresa e outros meios digitais.

5. Motivar os colaboradores por meio do Management 3.0

O Management é uma ferramenta utilizada por gestores que priorizam as práticas mais complexas dos funcionários na empresa. Esse modelo motivacional é direcionado ao investimento na pessoalidade de cada membro do time, de forma que eles se sintam felizes, valorizados e “peças fundamentais do quebra-cabeça”.

Esse estímulo impulsiona o colaborador a ter um pensamento evoluído e dinâmico para se sentir capacitado a atuar com autonomia para o seu próprio crescimento e o da empresa. Entenda algumas motivações que o Management 3.0 pode oferecer ao seu time:

  • empoderamento da equipe de sucesso;
  • elevação do nível de energia para trabalhar;
  • visão futurista.

Enfim, uma gestão focada no desenvolvimento dos seus colaboradores é capaz de perceber as mais diversas ações que levam a motivar a equipe na era digital, como entender o contexto de trabalho de cada membro, realizar o investimento em um plano de carreira e outras ações que despertem no time de colaboradores o desejo de contribuição para o crescimento produtivo da companhia.

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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