Voltar para o blog

Confira 5 melhores práticas de gestão de documentos digitais

Bruno Lacerda
Bruno Lacerda 28/08/2023
Confira 5 melhores práticas de gestão de documentos digitais

Transformação Digital

O processo de gestão de documentos digitais tem o objetivo de organizar todos os documentos da empresa de forma bem estruturada. Essa administração é feita de forma planejada, a partir da separação dos registros, do uso de recursos de identificação e arquivamento digital. 

É fundamental que essa gestão aconteça de maneira eficiente e assertiva. Pois, a começar de todos os procedimentos, os documentos precisam ser encontrados com muita facilidade, para que as atividades da instituição aconteçam com fluidez. Além disso, uma gestão bem executada pode eliminar o uso de papel, promover segurança de dados, reduzir custos etc. 

Quer conhecer algumas dicas para fazer uma gestão documental bem estruturada? Então, continue a leitura!

1. Determine os protocolos de armazenamento

Para que a gestão de documentos aconteça com o máximo de produtividade é necessário determinar normas. Essas regras devem ser repassadas para todos os colaboradores, com o propósito de que todos contribuam. O protocolo deve apresentar algumas pontuações, como:

  • informar como nomear pastas e arquivos;
  • explicar quando fazer alteração entre usar a nuvem (cloud computing) e o uso local ;
  • orientar quando e como realizar backups;
  • estabelecer padrões de nomeação de arquivos;
  • uso de subdivisões e pastas.

2. Adote bons hábitos de organização

Organização é uma palavra de ordem quando se trata de documentos. Adotar uma ordem permanente é a medida mais assertiva para que a gestão dos registros da empresa realmente aconteça diariamente, para bando de dados digitais isso também é possível. Porém, é importante que todos os colaboradores se empenhem nessa missão. 

3. Escolha uma boa ferramenta

Optar por uma ferramenta para conquistar uma gestão adequada dos documentos é um caso a ser bem pensado. Afinal, nem todos os softwares têm funcionalidades que fazem uma gestão a altura do que a empresa deseja e precisa. Portanto, procure conhecer detalhes das funções, antes de decidir por um sistema.

4. Atente-se para as classificações

A classificação dos documentos é uma ação indispensável para organizar os registros por grupos de assuntos. É uma estratégia para ter acesso rápido aos documentos de papel ou digital. É uma prática fundamental para que a gestão dos documentos aconteça conforme o esperado. A classificação pode ser feita baseada em 4 padrões: espécie, gênero/formato, assunto e relevância. 

5. Mantenha os documentos atualizados

É importante que os funcionários e chefes de setor deem atenção especial quanto a administração no que se refere à atualização dos mesmos. Esse fator é bem importante para que os registros possam ser separados adequadamente. Ter atenção às datas e ano em que o documento foi gerado e organizá-los sem atropelo é uma maneira expressiva de fazer uma boa gestão, como também, de encontrá-los com facilidade.

Por fim, para que a gestão de documentos digitais aconteça de maneira assertiva, com segurança e produtividade, existem no mercado várias ferramentas com funcionalidades próprias para uma gestão que leve a empresa a gerir bem o negócio, como: verificação de documentos, organização de acervos, captura descentralizada, assinatura eletrônica e outros.

Gostou do post? Nos seguir nas redes sociais ajuda você a ter mais acesso a informações voltadas à gestão de documentos. Siga-nos! Estamos no Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Bruno Lacerda
Escrito por

Bruno Lacerda

Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais