Confira 5 melhores práticas de gestão de documentos digitais
Transformação Digital
O processo de gestão de documentos digitais tem o objetivo de organizar todos os documentos da empresa de forma bem estruturada. Essa administração é feita de forma planejada, a partir da separação dos registros, do uso de recursos de identificação e arquivamento digital.
É fundamental que essa gestão aconteça de maneira eficiente e assertiva. Pois, a começar de todos os procedimentos, os documentos precisam ser encontrados com muita facilidade, para que as atividades da instituição aconteçam com fluidez. Além disso, uma gestão bem executada pode eliminar o uso de papel, promover segurança de dados, reduzir custos etc.
Quer conhecer algumas dicas para fazer uma gestão documental bem estruturada? Então, continue a leitura!
1. Determine os protocolos de armazenamento
Para que a gestão de documentos aconteça com o máximo de produtividade é necessário determinar normas. Essas regras devem ser repassadas para todos os colaboradores, com o propósito de que todos contribuam. O protocolo deve apresentar algumas pontuações, como:
- informar como nomear pastas e arquivos;
- explicar quando fazer alteração entre usar a nuvem (cloud computing) e o uso local ;
- orientar quando e como realizar backups;
- estabelecer padrões de nomeação de arquivos;
- uso de subdivisões e pastas.
2. Adote bons hábitos de organização
Organização é uma palavra de ordem quando se trata de documentos. Adotar uma ordem permanente é a medida mais assertiva para que a gestão dos registros da empresa realmente aconteça diariamente, para bando de dados digitais isso também é possível. Porém, é importante que todos os colaboradores se empenhem nessa missão.
3. Escolha uma boa ferramenta
Optar por uma ferramenta para conquistar uma gestão adequada dos documentos é um caso a ser bem pensado. Afinal, nem todos os softwares têm funcionalidades que fazem uma gestão a altura do que a empresa deseja e precisa. Portanto, procure conhecer detalhes das funções, antes de decidir por um sistema.
4. Atente-se para as classificações
A classificação dos documentos é uma ação indispensável para organizar os registros por grupos de assuntos. É uma estratégia para ter acesso rápido aos documentos de papel ou digital. É uma prática fundamental para que a gestão dos documentos aconteça conforme o esperado. A classificação pode ser feita baseada em 4 padrões: espécie, gênero/formato, assunto e relevância.
5. Mantenha os documentos atualizados
É importante que os funcionários e chefes de setor deem atenção especial quanto a administração no que se refere à atualização dos mesmos. Esse fator é bem importante para que os registros possam ser separados adequadamente. Ter atenção às datas e ano em que o documento foi gerado e organizá-los sem atropelo é uma maneira expressiva de fazer uma boa gestão, como também, de encontrá-los com facilidade.
Por fim, para que a gestão de documentos digitais aconteça de maneira assertiva, com segurança e produtividade, existem no mercado várias ferramentas com funcionalidades próprias para uma gestão que leve a empresa a gerir bem o negócio, como: verificação de documentos, organização de acervos, captura descentralizada, assinatura eletrônica e outros.
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Bruno Lacerda
Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.