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Descubra como melhorar o relacionamento entre colaboradores!

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 19/06/2023
Descubra como melhorar o relacionamento entre colaboradores!

Produtividade

Ter um grupo engajado, por meio de relacionamentos saudáveis e amistosos, é uma das estratégias que levam a um bom desenvolvimento do negócio. Afinal, grande parte do dia dos profissionais é vivido com os seus colegas de trabalho.

O relacionamento entre colaboradores, quando bem vivido e intensificado gradualmente, é capaz de resultar em benefícios essenciais, que conseguem melhorar a produtividade, evitar conflitos, promover interações agradáveis uns com os outros, entre tantas outras vantagens no crescimento da companhia.

Quer saber como aprimorar a relação entre seus talentos? Continue a leitura e descubra!

Invista em autoconhecimento

Incentivar os profissionais a realizarem o autoconhecimento é uma excelente medida para que cada pessoa saiba observar-se melhor e, desse modo, identifique seus pontos positivos e negativos, como também as próprias limitações.

A partir desse parâmetro, ela pode medir suas ações ao se relacionar com os outros profissionais e, assim, adotar providências de compreensão, resiliência e demais atitudes que gerem relacionamentos harmoniosos na empresa.

Tenha empatia

O primeiro passo para uma pessoa ser empática é entender que os seres humanos são diferentes em aspectos físicos e mentais. Por isso, fica mais fácil colocar-se no lugar do outro para entender os comportamentos dele. Tal entendimento é capaz de produzir empatia e ajudar a ter relacionamentos mais saudáveis e sólidos na empresa.

Ter empatia é necessário, sobretudo, quando se tem um grupo profissional repleto de diversidades pessoais e profissionais, aspectos fundamentais para o crescimento da corporação.

Dê exemplo

Vale reforçar que o clima organizacional na empresa parte das interações positivas entre os inúmeros membros da organização, e os gestores são “peças” imprescindíveis que devem ser apresentadas como exemplo de relações salutares na empresa, por meio de uma comunicação leve e completa, compreensão e respostas que promovam bem-estar e proximidade com os colegas de trabalho.

Realize treinamentos

Oferecer treinamentos aos colaboradores é uma estratégia perfeita para conscientizá-los da importância de se relacionar bem com todos da empresa. Além das informações teóricas, é um momento propício à realização de dinâmicas com os profissionais para que, desde ali, os laços de relacionamento possam ser intensificados e permaneçam durante as tarefas do dia a dia.

Incentive feedbacks

A reciprocidade das comunicações é um ação que intensifica e amadurece a relação entre os colaboradores, pois quanto mais os feedbacks acontecem, maior a possibilidade de os funcionários se relacionarem. São diversos os canais de veiculação dos feedbacks:

  • pessoalmente;
  • telefone;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • videoconferência.

Estimule escuta ativa

A prática da “escuta ativa” nas empresas é uma atitude que afina a relação entre os colaboradores, afinal o compartilhamento de informações é uma ação essencial para o bom andamento das atividades, além de promover e fortalecer um relacionamento positivo entre os profissionais.

Enfim, para facilitar o relacionamento entre colaboradores, aderir a um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é bem significativo. O GED é uma tática inovadora de se fazer uma gestão documental aprimorada. É um recurso que contribui para fortificar as relações entre os profissionais, promovendo mais e melhor comunicação, feedbacks rápidos, solução de problemas simples e complexos realizados em equipe etc.

Como podemos ver, portanto, o relacionamento entre colaboradores é um aspecto indispensável na rotina da empresa. Quando eles têm uma interação positiva, isso gera mais produtividade, fluxo de tarefas organizado e bem-comunicado entre eles e um ambiente de trabalho amistoso e agradável.

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Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

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