Voltar para o blog

Diversidade no trabalho: 4 principais práticas a serem adotadas

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 29/08/2022
Diversidade no trabalho: 4 principais práticas a serem adotadas

Tendências

A diversidade no ambiente de trabalho é uma das maiores tendências do mercado atual. Por causa dela, os gestores estão cada vez mais preocupados em buscar maneiras de trabalhar a inclusão entre as equipes, afinal as organizações precisam participar ativamente da construção de uma sociedade mais igualitária.

Além de ampliar a visão de mundo do negócio, podemos dizer que a diversidade no trabalho é uma forma de atrair e reter novos talentos que, por sua vez, terão experiências diferentes e enriquecedoras, que ajudam a aumentar a produtividade nas empresas.

Para que você saiba como adotar essa prática, explicaremos, neste artigo, qual a importância da inclusão e diversidade no trabalho, os principais desafios a serem enfrentados e como promovê-la nas empresas. Boa leitura!

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

A diversidade no trabalho acontece quando uma empresa se dedica a compor uma equipe de colaboradores com pessoas de diferentes formações, gêneros, raça, etnia, orientação sexual, visões de mundo e outros aspectos.

Em outras palavras, significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais, estimulando o aprendizado e a comunicação embasada nessa pluralidade.

Quais os maiores desafios enfrentados?

Infelizmente, colocar a diversidade em prática no mundo corporativo não é uma tarefa simples. Afinal, estamos lidando com seres humanos, o que é sempre desafiador, e toda empresa tem sua própria cultura organizacional.

Na maioria das vezes, o principal desafio é adequar a cultura organizacional, que nem sempre apresenta a diversidade como um dos seus pilares. Essa mudança costuma gerar uma certa resistência interna dos colaboradores, porque as pessoas são naturalmente tendenciosas, isto é, baseiam-se em preconceitos, crenças e intuições.

Assim, em muitas empresas antigas e tradicionais, os colaboradores podem acreditar que novas práticas não são necessárias, o que exige paciência e poder de persuasão por parte dos gestores para transformar essa mentalidade.

Como promover a diversidade no trabalho?

É fundamental estabelecer práticas para lidar com a diversidade no trabalho. Além de auxiliar os gestores no cotidiano, isso serve para que os colaboradores saibam que existem premissas a serem respeitadas. A seguir, veja como promover a diversidade!

1. Determine regras mais inclusivas na contratação

O departamento de Recursos Humanos deve definir regras mais amplas na composição da equipe. Isso inclui deixar de lado questões sobre orientação sexual, opinião política, faixa etária e existência de filhos, focando apenas na experiência profissional e nas habilidades do candidato.

2. Crie programas de inclusão

Os programas de inclusão são uma ótima alternativa para proporcionar o engajamento dos profissionais, já que muitos deles defendem causas e não encontram espaço para se manifestarem. Dessa forma, os programas de inclusão podem fortalecer os laços entre os funcionários, aumentar o senso de pertencimento e estimular debates produtivos, que ajudam a instituição a criar métodos de acolhimento à diversidade. 

3. Ofereça treinamentos

A adesão à diversidade no trabalho também exige treinamento e desenvolvimento de pessoas, principalmente porque depende da cooperação de todos para acolher esses profissionais e saber conversar com o público, além de entender a importância do tema e aplicar essa ideia em suas ações.

4. Otimize a comunicação interna

Outra dica importante é desenvolver mecanismos de comunicação interna, com o objetivo de que todos tenham conhecimento não só da conduta da empresa em relação ao assunto, como também consigam mudar pensamentos e comportamentos preconceituosos, valorizando o respeito às diferenças.

Como você pôde ver, a diversidade no ambiente de trabalho é uma das melhores maneiras de a empresa acolher seus funcionários, oferecendo a eles todo o respeito e dignidade que merecem. Ela abre espaço para digitalização dos negócios, com processos cada vez mais inovadores.

Se você gostou do artigo, não deixe de curtir a nossa página do Facebook. Assim, você fica sempre por dentro das novidades!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais