Diversidade no trabalho: 4 principais práticas a serem adotadas
Tendências
A diversidade no ambiente de trabalho é uma das maiores tendências do mercado atual. Por causa dela, os gestores estão cada vez mais preocupados em buscar maneiras de trabalhar a inclusão entre as equipes, afinal as organizações precisam participar ativamente da construção de uma sociedade mais igualitária.
Além de ampliar a visão de mundo do negócio, podemos dizer que a diversidade no trabalho é uma forma de atrair e reter novos talentos que, por sua vez, terão experiências diferentes e enriquecedoras, que ajudam a aumentar a produtividade nas empresas.
Para que você saiba como adotar essa prática, explicaremos, neste artigo, qual a importância da inclusão e diversidade no trabalho, os principais desafios a serem enfrentados e como promovê-la nas empresas. Boa leitura!
O que é diversidade no ambiente de trabalho?
A diversidade no trabalho acontece quando uma empresa se dedica a compor uma equipe de colaboradores com pessoas de diferentes formações, gêneros, raça, etnia, orientação sexual, visões de mundo e outros aspectos.
Em outras palavras, significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais, estimulando o aprendizado e a comunicação embasada nessa pluralidade.
Quais os maiores desafios enfrentados?
Infelizmente, colocar a diversidade em prática no mundo corporativo não é uma tarefa simples. Afinal, estamos lidando com seres humanos, o que é sempre desafiador, e toda empresa tem sua própria cultura organizacional.
Na maioria das vezes, o principal desafio é adequar a cultura organizacional, que nem sempre apresenta a diversidade como um dos seus pilares. Essa mudança costuma gerar uma certa resistência interna dos colaboradores, porque as pessoas são naturalmente tendenciosas, isto é, baseiam-se em preconceitos, crenças e intuições.
Assim, em muitas empresas antigas e tradicionais, os colaboradores podem acreditar que novas práticas não são necessárias, o que exige paciência e poder de persuasão por parte dos gestores para transformar essa mentalidade.
Como promover a diversidade no trabalho?
É fundamental estabelecer práticas para lidar com a diversidade no trabalho. Além de auxiliar os gestores no cotidiano, isso serve para que os colaboradores saibam que existem premissas a serem respeitadas. A seguir, veja como promover a diversidade!
1. Determine regras mais inclusivas na contratação
O departamento de Recursos Humanos deve definir regras mais amplas na composição da equipe. Isso inclui deixar de lado questões sobre orientação sexual, opinião política, faixa etária e existência de filhos, focando apenas na experiência profissional e nas habilidades do candidato.
2. Crie programas de inclusão
Os programas de inclusão são uma ótima alternativa para proporcionar o engajamento dos profissionais, já que muitos deles defendem causas e não encontram espaço para se manifestarem. Dessa forma, os programas de inclusão podem fortalecer os laços entre os funcionários, aumentar o senso de pertencimento e estimular debates produtivos, que ajudam a instituição a criar métodos de acolhimento à diversidade.
3. Ofereça treinamentos
A adesão à diversidade no trabalho também exige treinamento e desenvolvimento de pessoas, principalmente porque depende da cooperação de todos para acolher esses profissionais e saber conversar com o público, além de entender a importância do tema e aplicar essa ideia em suas ações.
4. Otimize a comunicação interna
Outra dica importante é desenvolver mecanismos de comunicação interna, com o objetivo de que todos tenham conhecimento não só da conduta da empresa em relação ao assunto, como também consigam mudar pensamentos e comportamentos preconceituosos, valorizando o respeito às diferenças.
Como você pôde ver, a diversidade no ambiente de trabalho é uma das melhores maneiras de a empresa acolher seus funcionários, oferecendo a eles todo o respeito e dignidade que merecem. Ela abre espaço para digitalização dos negócios, com processos cada vez mais inovadores.
Se você gostou do artigo, não deixe de curtir a nossa página do Facebook. Assim, você fica sempre por dentro das novidades!