Voltar para o blog

Liderança inclusiva: 4 melhores práticas para desenvolver na empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 20/03/2023
Liderança inclusiva: 4 melhores práticas para desenvolver na empresa

Tendências

Desenvolver diversidade e inclusão nas empresas tornou-se mais que uma simples tendência no mercado atual. Além das vantagens diretas ao negócio, as organizações que investem e valorizam a representatividade participam ativamente de um processo de mudança, fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

E, com o tema cada vez mais presente, a liderança inclusiva passou a fazer parte dessa lista. Afinal, esses novos perfis demandam líderes mais comprometidos, que saibam como envolver os colaboradores para que eles sigam o mesmo caminho.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda o conceito da liderança inclusiva e sua importância, destacando as melhores práticas para desenvolvê-la na empresa. Continue a leitura e confira!

O que é liderança inclusiva?

De maneira simplificada, trata-se de um conjunto de ações que garantem um tratamento humano e imparcial para todos os colaboradores, com o objetivo de respeitar, valorizar, ouvir suas opiniões, cuidando para que de fato se sintam importantes e pertencentes ao grupo.

O principal objetivo da liderança inclusiva é desenvolver laços e vínculos através da confiança e de uma comunicação saudável. Consequentemente, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e todos são tratados com equidade, independente dos critérios particulares de cada um.

De acordo com a pesquisa “The six signature traits of inclusive leadership”, realizada pela consultoria Deloitte, os líderes inclusivos demonstram seis características principais:

  • comprometimento;
  • coragem;
  • conhecimento de preconceito;
  • curiosidade;
  • inteligência cultural;
  • colaboração.

Por que ela é tão importante?

De um modo geral, quando as pessoas são verdadeiramente aceitas em um determinado grupo, elas tendem a se sentir mais seguras, o que aumenta a motivação e o engajamento. Logo, a diversidade proporciona a união de aspectos importantes para um bom resultado, como trabalho coletivo, inovação e produtividade. 

Mas, para que isso seja eficaz, a gestão deve implementar a liderança inclusiva, respeitando as personalidades, as necessidades e os conhecimentos de cada membro do time, extraindo, assim, o melhor de cada colaborador. Por isso, incentivar a liderança inclusiva nas empresas é uma forma de melhorar o clima interno e garantir o aproveitamento de talentos.

Como desenvolver uma cultura de inclusão entre as lideranças da empresa?

Claro que essa cultura inclusiva não vai surgir do dia para a noite. É preciso definir ações estratégicas para desenvolver as lideranças que estejam pautadas na diversidade. A seguir, listamos algumas práticas importantes, confira!

1. Faça um alinhamento estratégico

É necessário que o líder da empresa e os setores estejam muito alinhados com relação aos objetivos, às metas e que a própria ideia de uma liderança inclusiva faça sentido para o negócio. Isso permite que a instituição alcance um alto percentual de sucesso ao implementar estratégias.

2. Realize reuniões com o time

Sempre que possível, realize reuniões com a equipe, tanto para falar de metas e resultados quanto para saber a opinião deles e como se sentem. Dessa forma, é possível saber se a liderança está desempenhando bem seu papel, além de identificar acertos e falhas e verificar quais aspectos devem ser melhorados.

3. Fortaleça a cultura de diversidade e inclusão

Outra dica importante é fortalecer a cultura de diversidade e inclusão em toda a empresa, não só para os líderes. Os colaboradores precisam estar envolvidos com a nova cultura organizacional e fazer parte do processo. Quanto mais se fortalecer a cultura, mais a equipe se sentirá pertencente.

4. Estimule a busca pelo autoconhecimento

De nada adianta criar programas de inclusão se as pessoas que vão carregar essa cultura não estiverem preparadas para tal. Por isso, estimular o autoconhecimento é uma das principais chaves para desenvolver líderes mais inclusivos e abertos ao novo cenário.

Como você pôde ver, a liderança inclusiva é o caminho para o sucesso de toda empresa. Afinal de contas, a tendência é que a sociedade continue a se diversificar e as pessoas devem respeitar suas individualidades. Lembre-se que quanto mais rápido os líderes priorizarem essa competência, maiores serão as chances de se formar um time de alta performance.

Gostou do nosso conteúdo? Quer compartilhar uma dúvida ou opinião com a gente? Então, deixe aqui o seu comentário!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais