Segurança
A Internet reduziu distâncias, agilizou procedimentos e revolucionou o modo com que as empresas trocam informações. Contudo, ainda há insegurança quando falamos em transações de recursos financeiros e de documentos que possuem validade jurídica. O que fazer para garantir a proteção e a autenticidade desses dados? A resposta está no uso dos certificados digitais!
Neste post, você vai entender o que são, como funcionam, qual é a utilidade e como essa tecnologia pode ser uma importante ferramenta para desburocratizar processos na sua empresa. Boa leitura!
O que são certificados digitais?
Certificados digitais são arquivos eletrônicos que atuam como uma assinatura virtual. Eles possuem validade jurídica e protegem transações realizadas pela Internet. Por meio dessa tecnologia, pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas) conseguem se identificar e firmar documentos com segurança de qualquer local no mundo. Qualquer indivíduo ou organização que deseje proteger uma transação online pode usar o certificado digital. No entanto, o processo é obrigatório para empresas que emitem notas fiscais eletrônicas e que estão inscritas nas modalidades tributárias de lucro real ou de lucro presumido. Não é exigida a certificação de empresas regidas pelo Simples, pois elas não são obrigadas a conceder a nota eletrônica.Como funcionam os certificados digitais?
Atualmente, os certificados digitais oferecem total proteção à transmissão de dados em ambiente eletrônico. A tecnologia foi desenvolvida para que essa ferramenta funcione como uma carteira de identidade virtual. Ou seja, ela fornece autenticidade, além de confidencialidade e segurança às informações. Para isso, os certificados digitais utilizam técnicas:- chave privada: conjunto de procedimentos que torna a informação criptografada, ou seja, incompreensível para quem não pode decodificá-la;
- chave pública: permite que as trocas sejam feitas sem comprometer os dados.
Quais são as utilidades dos certificados digitais?
Os certificados digitais servem para que as pessoas e as empresas consigam executar, pela Internet, processos que exigiriam muito mais tempo se tivessem de ser feitos presencialmente. Com o uso dessa tecnologia é possível:- efetuar transações bancárias;
- enviar declarações da empresa;
- assinar e enviar arquivos pela Internet;
- emitir e assinar notas e outros documentos fiscais;
- garantir a validade jurídica de documentos eletrônicos.