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Por que uma empresa faz BPO? Descubra aqui!

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 10/04/2018
Por que uma empresa faz BPO? Descubra aqui!

Tendências

Por que uma empresa faz BPO? Reduzir despesas e aumentar a produtividade são objetivos almejados por todos os gestores. Aliados, esses dois fatores representam aumento de competitividade e permitem que a organização entregue mais aos seus clientes. Contudo, conforme o negócio cresce, fica mais difícil uma empresa dar conta de todas as atividades sozinha — e é aí que entre o BPO. Neste post, você vai entender o que é BPO e quais as vantagens de aplicá-lo no seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é BPO?

BPO é a abreviação de Terceirização de Processos de Negócio — Business Process Outsourcing, em inglês. O objetivo dessa prática consiste em entregar a outras empresas procedimentos internos de departamentos que não estão ligados diretamente à atividade-fim do negócio. Uma empresa que se ocupa sozinha da administração de estoques, da gestão de documentos, da logística de distribuição, do desenvolvimento de Tecnologia da Informação, por exemplo, acaba por perder o foco da atividade principal. Essa sobrecarga faz, inevitavelmente, que a organização diminua seu nível de serviço e acabe por entregar menos aos seus clientes. Assim, o BPO surge como alternativa para inclusão no dia a dia do negócio empresas especializadas em fornecer soluções específicas para atividades secundárias da organização. Os ganhos, como veremos a seguir, são significativos.

Qual a diferença entre BPO e terceirização?

Os objetivos do BPO e da terceirização são os mesmos: diminuir despesas e aumentar a produtividade por meio da inclusão de empresas especializadas em fornecer serviços que não são a atividade-fim da contratante. A diferença entre ambas está na tecnologia. A BPO oferece à empresa uma solução inovadora, baseada na inclusão de uma ferramenta que aumentará o desempenho dos processos. Já a terceirização é realizada em atividades operacionais, como serviços de segurança, portaria, limpeza.

Quais as vantagens de aplicar o BPO?

Aplicar o BPO reflete positivamente na redução de despesas, no aumento da produtividade e na capacidade da empresa em focar suas atividades em recursos em atividades-chave. Confira:

Redução de custos

Incorporar o conhecimento de uma empresa especializada permite fazer mais com menos. Na gestão documental, por exemplo, acontecem a digitalização dos arquivos e a introdução de software de consulta online para localização informação. Nesse caso, o BPO atua para diminuir a burocracia, organizar espaços físicos e otimizar a força de trabalho, uma vez que qualquer arquivo pode ser localizado rapidamente pelo sistema.

Redução de encargos trabalhistas

Com a contratação de menos mão de obra, a empresa tem as obrigações trabalhistas reduzidas. Isso acontece porque é a terceirizada que precisa arcar com as responsabilidades da legislação. A contratante deve ficar atenta apenas se a contratada está em dia com essas obrigações. Caso haja problemas, as duas empresas precisam responder de forma solidária.

Aumento da produtividade

Incluir uma empresa especializada na execução de determinada tarefa e aproveitar a tecnologia que ela dispõe contribui para uma redução significativa no tempo de execução de processos. Por que uma empresa faz BPO? Reduzir despesas, incorporar novas tecnologias, aumentar a produtividade, conseguir focar em gerar valor para a sua atividade-fim. Essas são algumas das respostas para contar com a terceirização de processo de negócio. Por fim, o aumento da competitividade exige cada vez mais que as empresas entreguem mais com menos recursos. Assim, o BPO surge como alternativa eficaz para aprimorar processos secundários e fazer com que a empresa tenha mais recursos para investir nos seus diferenciais. Gostou deste post sobre BPO? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo sobre gestão: Facebook e LinkedIn!

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Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

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