Voltar para o blog
Qual o prazo de guarda de documentos fiscais? Descubra aqui!
Gestão
Uma das maiores queixas dos empresários brasileiros é a alta carga tributária e a grande quantidade de obrigações assessórias. No entanto, mesmo se tratando de reclamações coerentes, é preciso cumprir com a legislação e conhecer o prazo de guarda de documentos fiscais.
Assim, toda empresa precisa seguir as orientações legais e armazenar seus documentos fiscais por um prazo específico. Não observar essa obrigação pode gerar riscos e ensejar a aplicação de multas.
Por isso, preparamos um post que esclarecerá de maneira definitiva esses prazos, ajudando seu negócio a atuar legalmente. Continue com a leitura e aprenda agora mesmo!
A importância do controle de documentos fiscais
Conforme mencionado, além de recolher impostos e manter a regularidade fiscal da empresa, os gestores e empreendedores brasileiros precisam se preocupar com as obrigações assessórias — aquelas que se diferem do pagamento dos tributos. Nesse sentido, a guarda de documentos fiscais é uma dessas principais responsabilidades e o seu descumprimento pode desencadear problemas com a Receita Federal e com os demais órgãos fiscalizatórios. Assim, manter o controle sobre essa documentação, deixando-a sempre segura e disponível para o acesso é de extrema importância para a estabilidade empresarial, sendo elemento fundamental para sua operação, pois:- evita cobranças indevidas;
- prova a regularidade fiscal da empresa;
- mantém a empresa longe de multas e penalidades;
- permite que a empresa participe de licitações.