Voltar para o blog

RH disruptivo: 4 dicas para se adaptar a essa tendência

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 28/11/2022
RH disruptivo: 4 dicas para se adaptar a essa tendência

Tendências

O objetivo deste artigo é explicar para você o que é rh disruptivo e como essa tendência funciona, mencionando seus impactos e como se adaptar. Você compreenderá melhor como as atividades podem ser alteradas neste contexto, com grandes impactos que a tendência de rh traz para a empresa, além disso, também daremos dicas para se adaptar melhor com o objetivo em aumentar a produtividade e ganho da competitividade.

Em um mercado de trabalho cada vez mais transformador, exigindo dos profissionais de RH constantes mudanças, o cenário requer uma atuação diferenciada das empresas, para utilizar as estratégias inovadoras e atrair clientes ou talentos, além de se manterem na frente de seus concorrentes.

Neste sentido, o artigo irá abordar as exigências utilizadas pelo novo perfil de uma força de trabalho baseada em novas tecnologias e as principais informações sobre rh disruptivo, que devem ser adotadas. Leia até o final!

O que é RH disruptivo e como funciona na prática?

Em princípio, vamos conceituar que o termo disrupção é a criação de algo novo, que esteja atrelado em alguma tecnologia para a solução de um problema ou de uma necessidade, por meio da tomadas de outras soluções.

A tendência do rh disruptivo muda o cenário do mercado de trabalho, com a abordagem da tecnologia como um novo modelo de atuação para as empresas. Ou seja, a sua principal finalidade é a criação de novos processos estratégicos, transformando o tradicional em práticas melhores para os desafios a serem alcançados.

As características do rh disruptivo são evolutivas para a melhoria de alguma situação, assim como cria uma nova versão do que era utilizado anteriormente desde o zero, de forma que impacte a transformação da atividade provocando a ruptura de padrões já estabelecidos, de forma original e ainda, seguindo princípios de acessibilidade, conveniência e simplicidade.

O funcionamento do modelo de rh disruptivo altera todas as funções da área, de uma forma nova e eficiente, gerando melhores resultados, como: engajamento, alcance das metas traçadas, desenvolvimento do time, dentre outros.

Entre as atividades do setor de RH que podem ser transformadas de forma disruptiva, estão:

Quais são os impactos do RH disruptivo para a empresa?

Por meio dos princípios básicos seguidos pela inovação disruptiva, vários são os ganhos proporcionados, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Em primeiro lugar, o rh disruptivo deve ser acessível, adotando facilidades para todos os envolvidos, por meio de uma usuabilidade simples.

Em segundo lugar, deve ser conveniente para efetivar a promoção do bem-estar na solução do problema da empresa. Por fim, os fatores tecnológicos utilizados como novas ferramentas do RH, devem ter fatores de interface e manuseio simplificados e intuitivos.

Além disso, listamos os impactos que proporcionam vantagens para as empresas, a saber:

  • melhoria no aumento da produtividade;
  • diminuição da taxa de turnover;
  • potencialização do employer branding;
  • otimização dos processos na gestão de pessoas;
  • ganho de competitividade no negócio empresarial.

Que dicas seguir para que a empresa se adapte ao RH disruptivo?

Tanto as empresas, quanto os profissionais do setor de RH, precisam acompanhar a inovação tecnológica no setor de gestão de pessoas, para que os processos possam se manter sempre atualizados e com uma boa gerência. Assim, a tranformação de práticas ultrapassadas, visa a busca da melhoria constante para o negócio empresarial e ainda, fomenta o interesse dos talentos em se menterem na equipe.

O rh disruptivo torna-se uma área revolucionária por conta do uso da tecnologia de ponta, mas também aplica-se a uma nova forma de conduzir o negócio com as pessoas, da forma como elas se planejam, em um contexto organizacional muito mais completo, desenvolvendo talentos e motivando a produção das atividades a serem desempenhadas.

Diante do cenário atual, cada vez mais acirrado pelo melhor desenvolvimento nos processos empresariais, para que as organizações se mantenham competitivas, muitos desafios são encontrados pelo RH estratégico, porém boas práticas de gestão auxiliadas pela tecnologia, tornam as atividades otimizadas, com maior assertividade na tomada de decisão, além da agilidade dos processos automatizados que aumentam a segurança das informações.

Abaixo, listamos quatro dicas para auxiliar o setor de RH na adaptação da metodologia disruptiva:

1. Adote uma cultura de inovação

A cultura de inovação disruptiva é uma tendência de mercado que traz benefícios para todos. Adotar esse pensamento e transformar a cultura da empresa de uma forma sustentável é o primeiro passo promissor a ser tomado, apostando em uma comunicação fluida entre os setores, como medida essencial para a troca de novas ideias.

2. Tenha um planejamento estratégico criativo

Traçar estratégias com foco em um cenário futuro que deseja alcançar é essencial para criar metas claras, de forma que tenham suas funções bem definidas em um plano de ação macro.

3. Prepare a liderança

Líderes que promovem a cultura do rh disruptivo, incentivam a sua equipe a ser manter sempre colaborativa, criativa e inovadora, em um ambiente de trabalho que se torna um local motivacional, com características diferenciadas para o trabalho, para o descanso, para a reflexão e para a troca de ideias.

4. Ofereça treinamento investindo em tecnologia

O investimento em tecnologia e novas tendências mantém a área de RH da empresa sempre atualizada, de forma que os profissionais busquem o desenvolvimento constante, potencializando a escalabilidade da empresa no acompanhamento rápido da sua demanda de mercado.

Por meio da criação de projetos corporativos educacionais, o setor consegue desenvolver os profissionais com eficiência, o que irá agregar valor ao negócio empresarial, além de manter o reconhecimento da marca.

Como as soluções tecnológicas da eBox podem contribuir para tornar o seu RH disruptivo?

A eBox atua com suas soluções tecnológicas em toda a cadeia de valor na gestão de seus documentos, por meio do armazenamento feito com chip RFID, emitindo certificado de todos os documentos digitalizados, conforme as normas do IPC-Brasil, além de oferecer uma consultoria com profissionais especializados para a criação de projetos, de acordo com a sua necessidade, efetuando as suas pesquisas em uma plataforma rápida e simples.

Ajuda a sua empresa a trilhar os caminhos da transformação digital, pela execução dos seguintes procedimentos:

  • guarda de documentos de forma segura;
  • gestão eletrônica de documentos;
  • organização de acervos;
  • terceirização de processos de gestão documental;
  • destruição de documentos de acordo com requisitos de confidencialidade;
  • digitalização de documentos conforme o Decreto Federal 10.278.

Vimos neste artigo a importância da presença da inovação tecnológica no rh disruptivo para a melhoria na gestão de pessoas, por meio de processos mais atualizados e eficientes.

Caso o conteúdo tenha feito sentido para você, convidamos que entre em contato conosco e saiba mais.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais