Produtividade
Todo gestor que pretende implementar um sistema de gestão de qualidade em sua empresa tem o ISO 9001 como referência. Esse é um sistema internacional criado para padronizar determinados serviços ou produtos.
Empresas que ainda não adotaram essa ferramenta perdem uma ótima oportunidade de elevar os seus índices de excelência, agregar valor ao produto/serviço e aumentar a lucratividade. Então, para ajudar você a entender o que é a Norma ISO 9001, preparamos este post. Acompanhe!
Como funciona o ISO 9001?
Como dissemos, a ISO 9001 é uma norma — também entendida como um sistema de gestão — que tem por objetivo assegurar a otimização de processos, provendo mais agilidade no desenvolvimento de produtos. Na prática, ela é como um roteiro, um passo a passo para ajudar gestores a elaborar todas as atividades da empresa. Para isso, ela conta com algumas ferramentas para uma produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso de uma forma mais sustentável. Esse processo engloba o mapeamento das atividades, o estudo do produto e a melhoria da execução dos processos envolvidos. Vale dizer que o ISO 9001 é uma metodologia repetitiva, ou seja, é preciso fazer determinado processo sempre. Também é uma metodologia coerente: sempre entrega o que foi pedido.Qual é a sua importância?
Esse sistema de gestão de qualidade atua, basicamente, na identificação de pontos de melhoria na empresa, a destacar:- identificação do contexto empresarial;
- obtenção de uma visão ampla acerca dos processos executados;
- levantamento de riscos que podem onerar ou inviabilizar o andamento das atividades;
- mensuração do desempenho e eficácia dos processos;
- atuação na melhoria contínua dos processos;
- monitoramento contínuo da satisfação dos clientes.
Como fazer a gestão de documentos de acordo com os critérios estabelecidos na ISO 9001?
O primeiro passo para implantar um sistema de gestão de qualidade é criar um documento chamado Procedimento Operacional (PO). Nele, estarão descritas as etapas da produção ou execução do serviço, considerando todos os procedimentos que dizem respeito a esse serviço ou produto. O PO é a forma mais básica, tradicional e barata para atender aos requisitos de qualidade da norma ISO 9001. Deve ser destacado nesse documento:- acesso do produto ou serviço;
- armazenamento do produto ou serviço;
- distribuição;
- controle de alterações;
- recuperação;
- uso;
- preservação;
- retenção;
- disposição.
- criação do produto ou serviço;
- uso do produto;
- descarte do produto.