Voltar para o blog

5 dicas para implementar o TI verde na sua organização

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 31/10/2022
5 dicas para implementar o TI verde na sua organização

Tendências

TI verde é um novo conceito que retrata o esforço consciente das empresas quanto ao uso sustentável dos recursos tecnológicos nas corporações. Ele refere-se às empresas que utilizam, produzem, comercializam e desenvolvem dispositivos e sistemas tecnológicos.

A nomenclatura TI verde surgiu na década de 20, no período em que ocorreram os movimentos verdes e a conscientização sobre o meio ambiente. Esse conceito está sendo cada vez mais adotado pelas empresas por promover benefícios, como redução de gastos com energia, melhorias no employer branding da corporação, impacto positivo na experiência dos colaboradores, atendimento às propostas do sistema ESG etc.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens de adotar a TI verde na sua empresa?

A adoção da TI verde traz muitos benefícios, que abrangem vários aspectos econômicos, sociais e ambientais para as empresas que apostam no investimento nesse novo olhar. O seu diferencial também impacta de forma bem positiva o negócio e, inclusive, a experiência do cliente, formando assim um ciclo completo de vantagens.

Diante disso, vamos mencionar abaixo as principais vantagens desse novo conceito no segmento de tecnologia, confira:

  • melhoria na eficiência dos processos organizacionais;
  • redução nos gastos com recursos financeiros, materiais e humanos;
  • aumento da competitividade no mercado de atuação;
  • redução do impacto ambiental na natureza;
  • redução da emissão dos gases de efeito estufa;
  • menos poluição das águas e do solo;
  • redução na geração de resíduos, como lixo eletrônico;
  • menor dependência de combustíveis fósseis;
  • melhoria no desempenho dos funcionários.

Para conquistar esses e outros benefícios, vamos dar algumas dicas para você implementar a TI verde na sua organização. Confira abaixo!

Quais são as dicas para adotar a TI verde?

Adiante, falaremos sobre algumas boas dicas que merecem a atenção dos empresários.

1. Reduza o consumo de energia

Todos sabemos que os valores das taxas de energia elétrica são elevados diversas vezes ao ano. Em uma empresa, o consumo de energia diariamente costuma ser muito alto. São luzes, computadores, condicionadores de ar e outros equipamentos em funcionamento o dia inteiro. 

Para que a sua empresa passe a ser uma empresa TI verde, talvez seja necessário fazer alguns ajustes no contexto energético. Uma ideia é adotar sistemas de energia fotovoltaica, melhorar a circulação do ar e a luz natural nos ambientes e adquirir equipamentos modernos que estão condicionados a não consumirem muita energia.

2. Descarte os materiais corretamente

Os equipamentos que são descartados pelas empresas causam um grande impacto ambiental. Os Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (REEE) normalmente são compostos por um plug ou uma bateria. São confeccionados com alta tecnologia, por isso, são constituídos por substâncias tóxicas e metais pesados, como mercúrio, cromo, cádmio e chumbo, que têm alto potencial de contaminação do solo, das águas e dos alimentos.

O ideal é que esses lixos eletrônicos sejam descartados de forma sustentável, ou seja, é importante verificar instituições que fazem a coleta desse tipo de produto, para que eles possam ser reciclados ou descartados em locais apropriados. Isso evita as diversas formas de contaminação. 

3. Digitalize os documentos

A digitalização de documentos é uma excelente estratégia para reduzir o fluxo de papel no meio ambiente ao longo dos anos. A digitalização de registros é uma perfeita transição do papel para os meios digitais, diminuindo a quantidade de arquivos físicos de maneira segura e com valor jurídico.

É um processo que garante que os documentos sejam invioláveis durante o procedimento, por ser, em muitos casos, feito com a utilização de recursos OCR e inteligência artificial. Sendo assim, os documentos digitais garantem a confidencialidade e a autenticidade.

E mais, a digitalização dos documentos abre espaço para que a relação entre empresas particulares tenha validade jurídica por meio da assinatura eletrônica. Esse fato evita ainda mais o envio de documentos físicos a cartórios e o compartilhamento de papéis entre eles.

4. Invista em soluções em nuvem

A definição de TI verde reporta à computação em nuvem “ecológica”, direcionada para uma rede de internet distribuída, fato que promove um sistema mais “saudável”. Esse modelo de tecnologia oferece aos usuários maior economia de energia e, até mesmo, de valores orçamentários devido ao formato em que a sua infraestrutura é construída. Também dá maior possibilidade de melhorias para que ocorra a eficiência das aplicações e de softwares.  

Como a computação em nuvem é alicerçada em internet distribuída, todos os tipos de serviços são oferecidos via rede, por exemplo, compartilhamento de recursos, processamento, armazenamento, software etc.

Ela possibilita o manuseio de vários recursos e aplicativos via internet, independentemente de uma plataforma específica. É um formato de serviço pago, provisionado de recursos on demand. Ou seja, só são pagos a largura da banda e os recursos que realmente são utilizados.

Os tipos de implemento e de soluções fazem com que a computação em nuvem seja bastante viável e de fácil acesso aos clientes, assim como bastante propícia para armazenar informações. 

Tipos de soluções em nuvem

  • Nuvem privada: fica acondicionada no interior de uma empresa. Apenas os colaboradores dessa instituição têm acesso e fazem uso do serviço;
  • nuvem comunitária: é fornecida de maneira restrita a apenas determinado grupo da corporação. Somente esses profissionais conseguem ter o serviço disponível e acessá-lo;
  • nuvem pública: os serviços e recursos ficam disponíveis para o público, que pode acessá-los sem nenhuma restrição. No entanto, é um tipo de serviço que oferece pouca segurança;
  • nuvem híbrida: esse tipo de servidor se formou pela junção de uma nuvem pública e uma nuvem privada. Nessa tipologia, a nuvem privada trabalha com as atividades críticas e a nuvem pública atua com tarefas não críticas.

Além desses tipos, existem no mercado programas de nuvem formatados com enorme quantidade de normas e conformidades internacionais próprias da indústria, que oferecem garantia, informações geoaplicadas e banco de dados criptografados.

5. Oriente a equipe

Em relação a tudo que citamos como propostas para que a implementação da TI verde ocorra de uma maneira que realmente transforme a empresa em uma organização sustentável, ela deve ser idealizada por uma gestão moderna e inovadora.

À vista disso, compete aos gestores da área de TI ter iniciativas para munir o departamento com elementos e ferramentas com tecnologias que possam impulsionar novas práticas de sustentabilidade na corporação.

Devido ao grande apelo por meio do marketing e da divulgação de desgastes ambientais que são expostos pelas mídias, percebe-se que o mundo inteiro reconhece a necessidade de mudança de hábitos laborais e tecnológicos dentro das organizações. Isso deve ser entendido como um convite voltado para o desenvolvimento sustentável das corporações e do planeta. 

Como consequência desses chamados, a tecnologia da informação recebe a incumbência de criar meios mais eco-friendly para que as tarefas do cotidiano sejam executadas de forma saudável. Aliás, a TI estratégica é um formato de tecnologia que envolve a TI verde.

6. Virtualize o servidor

Esse movimento vem sendo implantado pelos gestores de TI para melhorar a utilização de servidores, de forma que os custos sejam reduzidos e que os data centers possam se tornar mais eficientes e eficazes, trazendo muito mais valor para as práticas de sustentabilidade corporativa.

7. Invista no trabalho remoto

Por meio do incentivo ao trabalho em equipe com menos escritórios, o trabalho remoto fomenta a redução dos espaços físicos que são ocupados para alocar os colaboradores. Assim, não há a necessidade de contar com uma infraestrutura de ar-condicionado e computadores para que todos consigam executar as suas tarefas.

Além disso, a redução dos custos nas organizações é considerável, e vale muito a pena ir por esse caminho mais estratégico.

Quais são os impactos da TI verde na imagem e nos resultados das empresas?

Indo para além dos benefícios que citamos nos tópicos anteriores, a TI verde traz para as empresas esse movimento no mundo corporativo, o qual segue as diretrizes que são colocadas em prática no ESG, por meio de medidas adotadas de sustentabilidade nos setores de tecnologia. Trata-se de um compromisso estratégico tanto com os clientes e colaboradores quanto com o meio ambiente e a sociedade.

Hoje em dia, cada vez mais consumidores estão conscientes e atentos às questões ambientais, com maior disposição para pagar por produtos sustentáveis e fazer parcerias com as empresas que sejam ecologicamente corretas.

Assim sendo, a imagem da empresa melhora no mercado em que atua a partir do momento que ela se mostra ao seu público-alvo como genuinamente verde, fortalecendo também a reputação da marca, com a possibilidade de captar mais leads e aumentar as suas vendas.

Nesse sentido, percebemos que as consequências com as quais as empresas arcam em não adotar as estratégias econômicas e sustentáveis da TI verde são muitas, principalmente com os impactos que as suas atividades podem causar ao meio ambiente e os maiores custos financeiros. Isso também pode gerar um prejuízo à imagem e à reputação da marca perante os parceiros, os colaboradores e os clientes no mercado de tecnologia.

Agora que você já conhece algumas ações que permitem implementar a TI verde na sua empresa, é fundamental, também, conhecer quais ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse processo. Os dispositivos mais indicados são: plataforma de gestão de documentos, aparelhos de energia fotovoltaica, tecnologia Deep IT, software SaaS e outras tecnologias inovadoras.

Caso este conteúdo tenha feito sentido para a sua compreensão sobre esse tema tão atual e relevante, deixe o seu comentário! Vamos gostar de saber qual é a sua opinião.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais