Tendências
Já pensou em como manter a eficiência e diminuir as despesas sem afetar a entrega de valor ao público? Conservar ou até mesmo melhorar o nível de serviço dos processos internos é um desafio para grandes negócios ou para empresas em fase de crescimento. A solução encontrada por muitas delas é reduzir custos com BPO — Business Process Outsourcing, estratégia que permite à empresa destinar recursos para a atividade principal, enquanto as tarefas secundárias ficam delegadas a parceiros estratégicos.Se quer aprender como iniciar o BPO no seu negócio, seus benefícios e de que forma esse processo vai lhe ajudar a cortar gastos complementares, continue a leitura!
Como implementar o BPO na sua empresa?
A estratégia de Business Process Outsourcing consiste em terceirizar serviços que não estão relacionados ao core business da empresa, ou seja, à atividade-fim do negócio. O objetivo dessa prática é reduzir despesas, alcançar produtividade e concentrar os recursos da organização nos procedimentos que geram diferenciais competitivos no mercado.Por exemplo: uma mega livraria foca seus processos na venda de livros. Assim, conta com parcerias especializadas para distribuição de entregas, gestão documental e soluções em Tecnologia da Informação. Ou seja, tem apoio em áreas que não estão ligadas ao centro do negócio, que é a comercialização de publicações.Embora seja parecido com o processo de terceirização, o BPO é um pouco mais complexo. Isso porque ele busca incorporar soluções tecnológicas para atividades exercidas pela empresa. Esse acréscimo visa à redução de despesas e ao aumento da produtividade.
Como reduzir custos com BPO e aumentar a eficiência?
O objetivo de incorporar uma nova tecnologia no ambiente de trabalho é fazer mais com menos. Assim, ao trazer empresas especializadas para processos secundários do negócio, a contratante ganha eficiência e mais condições para se dedicar à sua atividade-fim.
Automação e padronização
A automação e a padronização de processos fornecidas pelo BPO agem, diretamente, na redução de despesas em pelo menos duas frentes: operacional e pessoal. A primeira é verificada pelo ganho de qualidade no fluxo de trabalho:
- menos retrabalho;
- menos erros;
- mais rapidez para execução de tarefas.
Já a redução de pessoal acontece pela simplificação das atividades e da incorporação da equipe terceirizada às funções antes executadas pela contratante. Nesse caso, a empresa troca as obrigações trabalhistas diretas pela necessidade de fiscalizar se a parceira atua em conformidade com a Lei.
Nível de serviço e indicadores de desempenho
É possível estabelecer no contrato com a empresa terceirizada relatórios de avaliação do serviço e métricas para serem verificadas. Assim, a contratante pode determinar qual é o nível de serviço esperado (SLA - Acordo de Nível de Serviço) e quais serão os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) medidos.Reduzir custos com BPO, portanto, consiste em delegar a parceiros estratégicos atividades secundárias do negócio para que a empresa consiga focar sua energia e seus recursos na produção de valor para seu público-alvo. Além do ganho financeiro, essa prática possibilita a inclusão de tecnologia de ponta nos processos internos. A empresa se torna, assim, mais competitiva e apta a disputar o mercado.Gostou do texto sobre como reduzir custos com BPO? Então, assine a nossa newsletter para receber as novidades por e-mail!