Gestão
Empresas de alto rendimento precisam implantar a cultura do feedback para aperfeiçoar seus processos internos e se manterem competitivas no mercado. No entanto isso nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que existe uma tendência dos gestores dizerem o que esperam dos seus liderados, sem haver uma abertura para que as informações retornem com críticas e sugestões.
Para ajudar você a implantar uma política de cultura de feedback, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é e como funciona uma cultura de feedback?
O feedback é o processo de retorno das informações como críticas e sugestões de melhoria, mas também pode ser um elogio ou a evidenciação de alguma ação/atitude de funcionário que realmente funcione.
Assim, a cultura do feedback atua em empresas que desejam melhorar seus processos e capacitar sua equipe, sendo um processo de responsabilidade de todos que fazem parte da companhia, em especial gestores e profissionais de gestão de pessoas.
Quais os principais objetivos de implantar uma cultura de feedback na empresa?
A cultura do feedback é fundamental para instaurar a melhoria contínua dos processos. Ao estabelecê-la, a empresa colabora para o alinhamento estratégico da companhia e para uma melhor performance da equipe, o que impacta de forma positiva os resultados individuais e coletivos.
Vantagens de implantar a cultura de feedback na empresa?
Existem diversas vantagens ao implementar a cultura do feedback na empresa. Veja a seguir!
Melhora da comunicação interna
Toda comunicação para ser realmente efetiva precisa ser uma via de mão dupla. Por isso, ao investir na cultura do feedback, é observada uma melhora nas ações de comunicação interna, o que otimiza os processos entre colegas de trabalho, liderança e equipes. Isso ajuda na melhoria dos processos e, consequentemente, nos resultados da organização.
Empatia
Quando a cultura do feedback é implantada na empresa, torna-se mais fácil a relação entre os pares, o que fomenta a empatia nas relações interpessoais na empresa. Com isso, tem-se um clima organizacional mais positivo, fator fundamental para a produtividade, inovação e criatividade.
Posicionamento construtivo
A liderança, ao incentivar a prática do feedback, constrói um posicionamento mais positivo junto à equipe, o que é fundamental para o alcance dos resultados propostos pela companhia.
Transparência
Ao dar e receber retorno, a empresa passa a contar com uma gestão mais transparente, o que é fundamental para conquistar o comprometimento e o engajamento da equipe, elevando os resultados.
Desenvolvimento das pessoas
Uma das maiores vantagens da cultura do feedback é que ela promove a capacitação das pessoas de forma ativa e com mais chance de sucesso, já que as questões apresentadas no dia a dia podem ser evidenciadas de forma pontual, favorecendo o entendimento dos envolvidos no processo e seu consequente desenvolvimento.
Para implantar a cultura do feedback na empresa, aposte em reuniões, cursos de capacitação, reforce a comunicação sobre o tema e proponha dinâmicas para envolver as pessoas na cultura do feedback.
Como vimos, implantar a cultura do feedback na empresa é importante para elevar os resultados e promover melhorias nos processos. Para isso, você pode usar essas dicas que preparamos para você!
Se gostou deste artigo sobre cultura do feedback e por que é importante ter uma, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao tema!