O que é cultura organizacional? Saiba qual o impacto da digitalização de documentos
Transformação Digital
Neste artigo abordaremos o conceito do que é cultura organizacional e o impacto que a digitalização de documentos poderá causar na cultura das empresas, oferecendo assim o acesso mais seguro dos documentos de RH e de outros setores sempre que precisar.
Perceberemos também as mudanças que a digitalização irá provocar na cultura da organização que necessitar manter as informações pessoais dos colaboradores e da empresa com mais segurança, mantendo a total confidencialidade.
Diante dos benefícios trazidos pela digitalização, verificaremos que a facilidade no acesso aos documentos digitais, bem como a maior produtividade no trabalho realizado, fomenta positivamente a sua compreensão do que é cultura organizacional.
Quer saber tudo sobre o assunto que falaremos aqui neste artigo? Leia até o final e descubra! Boa leitura.
O que é cultura organizacional?
Saber o conceito de cultura organizacional das empresas, também chamada de cultura corporativa, é a definição da maneira de como a organização conduz o seu negócio, de que forma se relaciona com os seus parceiros e fornecedores e também como trata os seus clientes, por meio do envolvimento de práticas políticas, corporativas e comportamentais, as quais refletirão a sua própria cultura.
Desta forma, a cultura organizacional conseguirá ganhar destaque estratégico na busca pela competitividade empresarial, tendo muita importância no posicionamento diferenciado no mercado em que atua.
Qual é o impacto da digitalização de documentos na cultura organizacional?
Além do acesso seguro aos documentos confidenciais que a digitalização oferece às empresas como vantagem para a cultura organizacional, são muitos os impactos na transformação digital da governança corporativa, com alterações consideráveis nos processos, produtos, ofertas e gestão do negócio empresarial.
Uma boa governança corporativa consegue tratar de sistemas, os quais as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, levando em consideração o bom relacionamento entre os stakeholders das empresas.
Com isso, a digitalização de documentos torna-se parte fundamental de uma cultura organizacional eficiente e assertiva, pois a realização de boas práticas buscará sempre o alinhamento de princípios dos interesses organizacionais, com a manutenção do valor ao longo do tempo, melhorando, por exemplo, a qualidade da gestão.
Quais mudanças a digitalização provoca na cultura organizacional das empresas?
Diante da rapidez dos acontecimentos da Era Digital, as empresas estão entrando cada vez mais na jornada da transformação digital, o que provoca muitas mudanças aos processos de suas culturas organizacionais de forma relevante.
A digitalização é uma solução de valor que traz muitas vantagens atraentes, pois irão agregar as iniciativas de uma boa gestão dos processos. São elas:
- maior espaço físico disponível para a empresa mediante a consolidação das informações em bancos de dados na nuvem;
- cumprimento de requisitos legais e regulamentares, com o acesso seguro aos documentos confidenciais;
- maior eficiência na concentração no modelo de negócio empresarial;
- segurança aprimorada com cópias dos arquivos para evitar a perda das informações ou o acesso às pessoas não autorizadas.
Vimos no artigo o conceito de cultura organizacional das empresas e como a digitalização de documentos é importante para a relevância na competitividade e na melhor governança corporativa, pois todos os colaboradores terão acesso ágil e facilitado aos processos que requerem a consulta das informações em nuvem.
Esperamos que o artigo tenha feito sentido para você, ajudando na sua melhor compreensão sobre o tema que aborda uma gestão documental eficaz e segura.