Plataforma tecnológica de armazenamento de dados: veja como funciona
Transformação Digital
Uma plataforma tecnológica é um sistema ou infraestrutura que permite a criação, operação e interação de diversos aplicativos, serviços ou dispositivos em um ambiente digital. Essas plataformas são geralmente construídas sobre uma base de software ou hardware que fornece recursos essenciais, como processamento, armazenamento de dados, comunicação e segurança.
Elas funcionam como uma espécie de intermediário entre usuários e desenvolvedores, facilitando a integração e interoperabilidade de diferentes componentes tecnológicos. Por meio de interfaces padronizadas e APIs (Application Programming Interfaces), as plataformas tecnológicas possibilitam a criação e o acesso a uma ampla variedade de funcionalidades, promovendo a inovação e a colaboração em diversos setores e indústrias.
Neste artigo, vamos falar especificamente da plataforma tecnológica da eBox Digital. Acompanhe!
Plataforma tecnológica moderna e intuitiva
A plataforma da eBox Digital usa as tecnologias mais modernas presentes no mercado, seu foco principal é a agilidade na localização de documentos, pois seu objetivo é promover a otimização das tarefas diárias nas empresas que aderem ao seu sistema. Seu funcionamento:
- faz uso de inteligência artificial para extração de informações;
- as buscas são realizadas em milésimos de segundos;
- executa download das informações a qualquer momento;
- gerencia documentos e caixas em uma única plataforma.
Recursos do sistema
A eBox Digital tem uma gama de funcionalidades que tornam os processos das empresas providos de medidas e funções que a levam a uma gestão plena e que leva a produtividade desejada pelos empreendedores. Ela dispõe de:
- relatórios e dashboard sobre as atividades de sua gestão de documentos;
- controles inteligentes de temporalidade de caixas e documentos;
- criação e gerenciamento de protocolos de envio de caixas e documentos;
- definição das políticas de segurança para a segurança da informação;
- carga de arquivos e acompanhamento das informações em tempo real;
- acompanhamento online da sua fatura de serviços
- controle dos perfis de acesso e usuários da plataforma;
- criação e gerenciamento de ordens de serviços, como coletas, entregas e outros serviços importantes;
- notificações pró-ativas sobre caixas e documentos;
- cadastro e histórico detalhado das caixas e documentos;
- central de aprovação de ordens de serviços;
- mapa de calor das informações geolocalizadas da sua base de dados.
Integrações da plataforma
Ter um sistema integrado na empresa é um dos fatores indiscutíveis para o bom funcionamento de uma plataforma tecnológica. É a partir desse reconhecimento que a eBox Digital optou por funções que facilitam e potencializam as atuações das tecnologias que faz uso, dentro dessas interações podemos citar:
- flexibilidade para personalizar novas integrações;
- API REST com todas as operações do sistema GED;
- diversos webhooks próprios para notificar sistemas;
- permite o uso de FTP para troca de arquivos;
- gerenciamento autônomo de tokens de autenticação.
Etiqueta inteligente com chip RFID
O gerenciamento da guarda do acervo de caixas de documentos da eBox Digital é feito de maneira totalmente digital, com chip RFID (Radio-Frequency IDentification), ou seja, as caixas contêm chip inteligente, para emitir sinais de rádio para os sistemas da eBox Digital. Esse método de acompanhamento permite total rastreabilidade e localização exata dos documentos.
Armazenamento em nuvem
A eBox Digital se preocupa com a eficácia da acessibilidade dos seus clientes aos arquivos colocados em sua plataforma. Para oferecer alta disponibilidade, a eBox faz uso da plataforma Azure da Microsoft, que é líder em infraestrutura em nuvem. A Azure é um sistema de armazenamento que atende a uma diversidade de normas de conformidade internacionais e próprias da indústria, como HIPAA, FedRAMP, ISO 27001, SOC 1 e SOC 2. A plataforma ainda oferece:
- 99,9 % de disponibilidade garantida;
- informações geo-replicadas;
- banco de dados criptografados;
- tráfego 100% criptografado.
Por ter uma experiência ampla na área de administração de serviços online, a eBox optou pelo sistema da Microsoft, por envolver um grande investimento em tecnologia de base, para promover a segurança e privacidade nos processos tecnológicos que geram desenvolvimento.
O uso da Azure, garante que a eBox tenha medidas de segurança e políticas de privacidade consideradas líderes no mercado. E mais, a credibilidade alcançada por meio do uso desse sistema, leva a eBox a participar de programas de conformidade internacional.
Por ter essa oportunidade, a eBox Digital já conquistou a Certificação ISO 27001, por cumprir as normas em serviços de digitalização, guarda física e digital de documentos e análise de documentação de clientes.
Também tem certificação ISO 27701 que confirma a sua eficiência no Sistema de Gestão da Segurança e Privacidade da Informação, ou seja, é o atendimento às normas aderentes à LGPD e GDPR. A ISO 27701 é uma extensão da ISO 27001.
Armazenamento de dados na Microsoft Azure SQL Server
Para atender às variadas necessidades dos seus clientes, a eBox Digital optou por fazer uso do Microsoft Azure SQL Server para fazer uma gestão eficiente de banco de dados. Por meio dessa plataforma, a empresa tem maior facilidade para escalar performance e armazenagem de acordo com todos os recursos e serviços que os clientes precisam. O sistema dispõe de firewall avançado, dados criptografados e informações geo-replicadas.
À vista disso, vale ressaltar que, o banco de dados da eBox Digital, no Brasil, está localizado no mesmo datacenter dos seus servidores. Todas as informações armazenadas são geo-replicadas, o que garante que embora ocorra qualquer acidente em um datacenter não cause impacto no acesso às informações.
A eBox Digital faz uso de backups associados, arquivos e criptografias. As normas de firewall são usadas pelo banco de dados, pelo servidor e para que não aconteça aceitação quando acontecerem tentativas de contato de endereços IP que não foram incluídos na relação de permissões. E ainda, todas as conexões fazem exigência de criptografia (SSL/TLS) em todas as situações em que os dados estiverem transitando.
Enfim, a eBox Digital é especialista em gestão de documentos por meio de uma plataforma tecnológica plenamente digital para facilitar todos os processos no que se refere à guarda e acompanhamento dos arquivos. Seu implante é feito de forma rápida e contém uma estrutura segura e confiável.
Percebeu como a plataforma da eBox Digital tem todas as funcionalidades necessárias para o seu negócio? Então, entre em contato conosco agora mesmo para transformarmos o sistema da sua instituição.
Gostou? Inscreva-se e receba novidades!
Bruno Lacerda
Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.