Segurança
As empresas são bens preciosos para os seus gestores maiores. Por isso, devem ter todo o seu patrimônio muito bem resguardado, sobretudo, as informações e os dados da organização. Guardá-los de forma segura é a melhor estratégia para evitar a espionagem industrial e não sofrer perdas com os danos que possam ocorrer.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Entenda o que é espionagem industrial
Essa é a ação de obter informações ou dados sigilosos de pessoas físicas ou jurídicas para usufruir de vantagens financeiras, materiais, sociais ou em outro aspecto que cause contrariedade e prejuízo a qualquer cidadão ou empresa. Na maioria das vezes, os concorrentes são os maiores espiões que têm interesse nessas informações.
Saiba como ela funciona
Esse tipo de prática é feita de forma clandestina. De imediato, o gestor não percebe que sofreu uma espionagem industrial. Na maioria dos casos, a empresa só consegue identificar que passou por uma invasão de documentos quando os prejuízos começam a aparecer.
Ela pode acontecer por intermédio de hackers, prestadores de serviços, aliciamento de colaboradores, redes sociais etc. Normalmente, o intuito é roubar dados de clientes, informações contábeis e financeiras, e até os planos estratégicos que a empresa usa para se desenvolver.
Coleta de dados por meio de documentos
Fazer esse processo não é tão difícil quando o espião é profissional no assunto. Essas ações podem acontecer por meio de equipamentos de última geração, como um smartphone, instalação de software malicioso e outras técnicas prejudiciais.
Captura de imagens
Essa é uma forma de espionar que pode acontecer de diversas maneiras: o espião pode penetrar na empresa e ter acesso aos arquivos de documentos e discretamente coletar as imagens ou subornar funcionários para conseguir informações da empresa em troca de alguns benefícios pessoais. A captura de imagens pode ser feita por meio de invasões no sistema de RH, financeiro etc.
Conheça os prejuízos que a espionagem industrial pode causar
A organização que for vítima pode perder os melhores clientes e seus projetos mais arrojados para os concorrentes. Uma situação assim ocorreu com a Pepsi. Em 1994, quando ainda era uma franquia, a Pepsi queria se desenvolver por meio de espionagem industrial. Foi quando ela decidiu atacar a Coca-Cola, que naquele período dominava 50% do mercado de refrigerantes.
A Pepsi queria crescer e sair dos 6%. Desejava aumentar os pontos de venda, de transportes e de fábricas para chegar a 30% diante da sua concorrente. Ela montou uma espionagem que logo foi descoberta por um técnico de som, que entregou 4 fitas à Spal, empresa responsável pelo engarrafamento de Coca-Cola em São Paulo, e que depois foram entregues às entidades maiores. A Coca-cola agiu a tempo e impediu os desastres para sua empresa. Como consequência da má intenção, a Pepsi decaiu intensivamente e foi vendida para a Brahma.
Percebeu como é necessário fazer a gestão de documentos de maneira segura na sua empresa? Com diversas medidas, é possível driblar a espionagem industrial e, assim, manter a segurança, a agilidade e a praticidade no seu negócio. Portanto, uma administração documental otimizada faz o diferencial nos resultados da sua empresa.
A eBox Digital realiza a gestão documental física e digital de várias empresas facilitando, além da organização e produtividade das tarefas ligadas à documentações, a segurança das informações com diversas soluções. A eBox também é certificada pela ISO 27001, o que garante ainda mais segurança para seus dados.
Achou que o post passou informações importantes? Então, entre em contato conosco. Podemos ajudar a sua empresa a ficar protegida de espiões e a guardar os documentos e dados com eficácia.