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Como organizar as informações sigilosas da sua empresa? Descubra já!

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 21/08/2018
Como organizar as informações sigilosas da sua empresa? Descubra já!

Transformação Digital

Independentemente do segmento de atuação, uma empresa gera documentos constantemente, seja em grande seja em pequena escala. E embora a maioria dos arquivos esteja relacionada com questões burocráticas do cotidiano corporativo, alguns contêm dados confidenciais. Mas você sabia que com algumas dicas simples é possível garantir a organização das informações sigilosas da sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo e descubra como otimizar o gerenciamos dos dados do seu negócio.

Invista no armazenamento adequado

Uma das dicas mais importantes para garantir a segurança das informações diz respeito ao armazenamento. Afinal, somente com um processamento e gerenciamento adequado dos seus documentos é possível garantir que eles se mantenham seguros e sigilosos, livres de fraudes e até mesmo roubos. Para documentos físicos, é muito importante destinar um local específico para a guarda dos arquivos. O ambiente deve ser devidamente protegido, contando com sistemas que permitam somente o acesso de pessoas autorizadas. E para quem aposta no uso de documentos digitais, as possibilidades de armazenamento seguro são ainda maiores. É possível investir em ferramentas e programas inteligentes, além de sistemas de backup que evitam que as informações sejam perdidas em caso de ataques na web.

Mantenha as informações organizadas

Organização é tudo. Principalmente quando falamos em segurança de informações sigilosas. Por isso, após definir o local mais apropriado para o armazenamento dos seus arquivos, cuide para que todos os documentos sejam guardados de forma planejada e eficiente. Dessa forma, você facilita a busca e o acesso de pessoas autorizadas. Além de evitar que um determinado documento sigiloso seja perdido no meio de arquivos de outros segmentos ou setores da sua empresa.

Informe os colaboradores sobre as políticas de segurança

Um dos grandes erros de alguns gestores é restringir as mudanças implantadas a um grupo limitado de pessoas. E quando falamos em informações sigilosas esse pode ser um problema ainda maior. Afinal, é indispensável que todos os colaboradores estejam cientes da política de segurança da empresa. Sendo assim, crie um guia com regras bem definidas e objetivas que orientem os seus funcionários sobre os procedimentos mais adequados para a manutenção da privacidade e segurança dos dados estratégicos do seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais avançada e eficiente. E não usar isso a favor da sua empresa é uma verdadeira perda de tempo e de oportunidades. Sendo assim, sempre que possível, invista em boas ferramentas de gerenciamento, que possam otimizar os processos e garantir ainda mais segurança para os seus documentos. O sistema de gestão eletrônica de documentos tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas e representa uma boa opção de investimento para a organização de informações sigilosas. Os arquivos são armazenados digitalmente e só podem ser acessados por pessoas autorizadas que tenham a senha e a plataforma adequada. Mas atenção! Para garantir que os dados confidenciais da sua companhia estejam realmente seguros, é essencial estar sempre atento à eficiência das ferramentas usadas e à confiabilidade e reputação da empresa contratada. Agora que você já sabe as principais dicas para manter as suas informações sigilosas em segurança, que tal descobrir novas tendências para a gestão de documentos? Siga as nossas páginas nas redes sociais e tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre o assunto! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

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Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

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