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Como ter mais produtividade na acreditação hospitalar com a gestão documental?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 18/09/2018
Como ter mais produtividade na acreditação hospitalar com a gestão documental?

Transformação Digital

Os processos de acreditação hospitalar têm mudado as rotinas desse segmento de mercado. Por meio deles, é possível que a instituição alcance padrões mais altos na qualidade da prestação de seus serviços e melhoria geral no desempenho de suas operações. Um importante aliado nessa questão é a gestão documental, que pode oferecer maiores ganhos em produtividade e padronização. Neste artigo sabia mais a respeito desse tema importante!

O que é a acreditação hospitalar?

Acreditação Hospitalar é como um atestado de reconhecimento, concedido aos hospitais e demais centros de saúde que se submetem a uma avaliação e são considerados instituições de excelência. No Brasil, o principal certificador é a ONA  Organização Nacional de Acreditação. A ONA é uma entidade não governamental, sem finalidade lucrativa, que foi criada especificamente para avaliar e atestar a respeito da qualidade de serviços de saúde no país, especialmente no que tange à segurança dos pacientes. Utiliza metodologia aderente à ISQua — International Society for Quality in Health Care —, que é uma associação de referência citada pela OMS. A constituição da acreditação hospitalar é baseada em um sistema de avaliação e posterior certificação por meio de um processo voluntário, que acontece periodicamente e de maneira sigilosa. Visa verificar a respeito do cumprimento de determinados requisitos que existem para garantir a segurança e a qualidade no atendimento. As instituições que se submetem à metodologia podem observar a melhoria contínua de seus procedimentos, visto que passam a trabalhar de maneira a buscar o alcance de metas com critérios nacionais e até internacionais de avaliação. Utilizando o manual de padrões de acreditação hospitalar, a instituição pode desenvolver planos de ações e, dessa forma, atingir o crescimento efetivo de sua performance. É um material bastante abrangente, que trata de todos os serviços e segmentos conhecidos atualmente no ramo hospitalar. Quando aplicado, torna-se orgânica a organização e padronização de prontuários e documentos, pois as pessoas passam a trabalhar rotineiramente no intuito de atingir os requisitos, e isso acaba incorporado na cultura da entidade.

Como a gestão documental ajuda na produtividade?

Uma das atividades mais fundamentais dentro do processo de acreditação é uma avaliação preliminar e um diagnóstico dos processos desempenhados no momento zero. São observadas tanto as questões relativas ao trato direto com pacientes quanto as relacionadas a procedimentos administrativos. Nesse sentido, a gestão documental torna-se imprescindível, pois a forma como as informações são registradas, armazenadas e digitalizadas faz parte do processo avaliativo. Um dos pontos principais é que a gestão documental pode melhorar a administração da instituição, que é um dos objetivos buscados no processo de acreditação. O manual dá diretrizes para que os procedimentos sejam mantidos, mais bem organizados e em constante atualização. A metodologia da ONA prevê a necessidade de que todos os funcionários estejam cientes da parte que lhes cabe nos processos e, sem dúvidas, quando as informações são geridas de forma correta, isso pode acontecer de maneira mais simples. O sistema de acreditação também dispõe a respeito dos trâmites e fluxos das informações, como protocolos, históricos e demais dados gerados no processo de atendimento aos pacientes. Sem realizar a gestão documental de maneira adequada, fica praticamente inviável atingir esses requisitos. O processo de acreditação hospitalar é de suma importância para elevar os níveis de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. E, como vimos, a gestão documental pode ser uma excelente aliada para auxiliar nesse desenvolvimento. Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando no LinkedIn e Facebook para continuar sempre por dentro das principais informações a respeito da gestão documental!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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