O que é BPO e por que ele é tão importante para as empresas?
Produtividade
O BPO se tornou uma tendência no mundo corporativo. Isso porque as empresas precisam se dedicar com mais afinco à sua atividade-fim, caso desejem agregar maior valor ao negócio e lucrar mais. O que acontece hoje é que muitas companhias têm dificuldades em expandir suas operações, visto que algumas áreas não são devidamente gerenciadas, levando a custos extras e ineficiência.
Uma vez que os seus profissionais passam a se dedicar ao core business do negócio e outros setores são delegados ao BPO, as chances de mitigar os problemas citados podem diminuir drasticamente. Além disso, a empresa consegue seguir mais fielmente o seu planejamento orçamentário, bem como alcançar os objetivos que foram traçados no seu plano estratégico.
Continue a leitura do nosso artigo para entender melhor o que é BPO e como esse conceito pode gerar impactos ao seu negócio!
O que é BPO?
A sigla BPO significa Business Process Outsourcing e diz respeito ao procedimento que as empresas adotam na hora de terceirizar serviços não relacionados à sua atividade-fim. Além disso, na hora da contratação, é preciso avaliar se os processos adotados pela companhia terceirizada trarão melhorias significativas ao negócio. Em outras palavras, deve-se observar se a terceirização trará tecnologia e qualidade aos procedimentos, bem como o conhecimento por parte dos colaboradores externos.
Quais as vantagens do BPO para as empresas?
Uma vez que a sua empresa terceirizou atividades não relacionadas ao core business do negócio, haverá vários impactos. Acompanhe as subseções a seguir e veja as vantagens do BPO!
Otimização de tempo
A sobrecarga de serviço é um fator que gera insatisfação ao colaborador, além de impactar negativamente os processos internos do negócio. Entretanto, com o BPO, o profissional pode atuar em atividades que sejam mais estratégicas, o que abre espaço para a implementação de várias melhorias importantes, permitindo que a empresa seja mais competitiva e cresça no futuro.
Economia
Os profissionais externos terão os seus salários e encargos trabalhistas pagos pela empresa terceirizada. Também, é possível ter uma maior flexibilidade quanto aos custos, uma vez que eles podem ser dimensionados de acordo com a demanda por serviços. Com mais dinheiro no caixa, é possível investir em outras áreas do negócio, caso sejam fonte de ineficiência ou de gastos incrementais.
Aumento de produtividade
O BPO traz um incremento importante de soluções tecnológicas à empresa. Dessa forma, tarefas que antes eram manuais e burocráticas passam a ser automatizadas, diminuindo bastante o tempo que os colaboradores levam para executar as rotinas, o que eleva a produtividade do negócio. Consequentemente, vários custos e ineficiências podem ser mitigados, aumentando, portanto, os lucros da empresa.
Saber o que é BPO permite que as empresas se dediquem com mais afinco à sua atividade-fim, contribuindo para ela agregar maior valor ao negócio. Antes de terceirizar um ou mais serviços, não deixe de pesquisar com atenção, assim como observar todas as cláusulas do contrato de serviços. Nós da eBox oferecemos serviços voltados para a terceirização de processos e a gestão de documentos, que ajudarão o seu negócio a obter melhorias significativas nas suas atividades.
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