Voltar para o blog
Saiba o que é a digitalização de documentos com certificação digital
Tendências
Garantir a autenticidade das informações e aumentar a segurança para o envio de arquivos virtuais: a partir desses dois benefícios, incorporar o processo de certificação digital oportuniza à empresa eliminar processos burocráticos do seu dia a dia. A tecnologia permite que diversas questões sejam resolvidas pela Internet, sem que seja necessário deslocar um funcionário para realizar tarefas em cartórios ou em órgãos públicos.
Essa vantagem, no entanto, ainda é desconhecida por boa parte das organizações. Após a leitura deste post, você vai saber o que é, para que serve, como funciona e como realizar a digitalização de documentos com certificado digital. Preparado? Vamos lá!
O que é a digitalização de documentos com certificação digital?
Certificados digitais são assinaturas que conferem validade a documentos eletrônicos. Assim, essa tecnologia garante que arquivos sejam digitalizados e tenham autenticidade, serventia legal e estejam protegidos da ação maliciosa de terceiros. A certificação digital pode ser utilizada por qualquer pessoa física ou jurídica que queira legitimar uma transação eletrônica. Contudo, o procedimento é exigido para organizações que optaram pelas modalidades de lucro presumido e de lucro real.Para que serve a certificação digital em documentos?
A certificação digital estabelece um canal de transmissão seguro para as informações, o que lhe confere serventia em diferentes casos. Confira:- realização de operações bancárias;
- assinatura de documentos pela Internet;
- envio de declarações da empresa;
- emissão de notas e de outros documentos fiscais;
- aval da validade jurídica de arquivos eletrônicos;
- assinatura de documentos pela Internet.